quarta-feira, 7

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem Papa

Últimas Notícias

- Ads -

Votação será retomada nesta quinta-feira, 7

Após dias de expectativa e preparação, a primeira votação do conclave para eleger um novo Papa terminou sem a tão esperada fumaça branca. Em uma atmosfera de expectativa, os cardeais se reuniram na Capela Sistina, onde o cheiro de cera das velas e a solenidade do local criaram um cenário digno de um evento histórico.

A primeira votação, que ocorreu nesta quarta-feira, 7, foi marcada por um silêncio respeitoso e a esperança de que um novo líder espiritual pudesse ser escolhido para guiar a Igreja Católica em tempos desafiadores. No entanto, a fumaça que subiu pela chaminé não era a esperada fumaça branca, mas sim a famosa fumaça preta, sinal de que nenhuma decisão foi alcançada. O conclave começou de fato às 17h30 e a primeira votação foi concluída às 20h30 no horário local de Roma. A fumaça preta surgiu perto das 21h (16h no horário de Brasília).

A fumaça preta, um símbolo de incerteza, fez com que muitos fiéis que acompanhavam a votação do lado de fora da Capela Sistina respirassem fundo, alguns demonstrando preocupação com a falta de consenso entre os cardeais. A espera continua, com a expectativa de que novas votações ocorram nos próximos dias.

Enquanto isso, o mundo observa atentamente, ansioso por saber quem será o escolhido para assumir a missão de liderar uma das maiores instituições religiosas do planeta após a morte de Francisco. A próxima votação está agendada para esta quinta-feira, 8, e muitos já se perguntam se, desta vez, a fumaça será diferente.