Ocupação chega a 97,6% no Planalto Norte e Nordeste do Estado
De acordo com informações do painel do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (Cieges SC), na tarde desta terça-feira, 6, a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) era de 100%, com todos os 10 leitos ocupados.
Ainda durante a tarde de segunda-feira, 5, eram 9 leitos ocupados no HSCC, mas ao final do dia, a taxa de ocupação chegou a 100%, com um paciente transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a UTI da unidade hospitalar.
Os dados relacionados à soma das ocupações dos leitos de UTI na região do Planalto Norte e no Nordeste de Santa Catarina, apontam que a taxa de ocupação chega a 97,6%, com 285 leitos ocupados, de um total de 292.
Apesar de um elevado número de leitos ocupados, proporcionalmente, a taxa de ocupação no Planalto Norte e Nordeste é a segunda maior do Estado no momento. A primeira é a região da Foz do Rio Itajaí, com 100 dos 101 leitos ocupados, o equivalente a 99%.
Em todo o território catarinense, dos 1.434 leitos ativos, apenas 121 estão disponíveis no momento. A taxa de ocupação atual é de 91,6% dos leitos de UTI em Santa Catarina.
PLANALTO NORTE E REGIÃO
Na região do Planalto Norte, outras unidades hospitalares também estão com todos os leitos de UTI ocupados. No Hospital São Braz, em Porto União, todos os oito leitos estão ocupados, de acordo com o painel do Cieges SC. A administração da unidade hospitalar foi procurada pela reportagem do JMais para confirmar a estatística. A resposta foi que esse tipo de informação não poderia ser fornecida à imprensa.
A maior UTI da região é a do Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, onde há somente um leito disponível no momento, de um total de 44. A administração do Hospital foi procurada pela reportagem do JMais e perguntada quantos dos pacientes na UTI estariam internados por quadros respiratórios, mas os colaboradores presentes na unidade hospitalar no momento não souberam precisar tal informação.
Na UTI neonatal da Maternidade Dona Catarina Kuss, também em Mafra, são 10 leitos ativos e só há um disponível no momento.
Em Rio Negrinho, todos os 10 leitos estão ocupados na unidade hospitalar do município. A reportagem entrou em contato com a unidade hospitalar e solicitou as mesmas informações, mas os colaboradores não souberam responder tais solicitações.
No Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul, onde todos os 10 leitos de UTI também estão ocupados no momento, há três pacientes internados por conta de quadros respiratórios, um deles, inclusive, foi transferido de Joinville a São Bento do Sul recentemente.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) se posicionou sobre a atual taxa da ocupação dos leitos de UTI, sobretudo em meio a um aumento significativo de doenças respiratórias. Na UTI do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, são quatro leitos ocupados por pacientes com quatro respiratórios.
A Secretaria reforça que o sistema de saúde catarinense funciona em rede, garantindo, segundo o órgão, assistência a todos os cidadãos. Caso não haja vagas em um hospital, a Regulação busca leitos em outras unidades, inicialmente na mesma região e, se necessário, em outras localidades ou na rede privada.
VACINA DA GRIPE
A Secretaria de Estado da Saúde destaca que a vacina contra a gripe está disponível em Santa Catarina desde o dia 7 de abril, para os grupos prioritários, que inclui entre eles crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. A vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil e previne os casos graves das doenças respiratórias.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Canoinhas, no próximo sábado, 10, Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8h às 17h, para vacinação contra gripe destinada a toda a população.
Além das unidades de saúde, haverá uma equipe em frente à praça Oswaldo de Oliveira, no calçadão da rua Francisco de Paula Pereira.
Estarão abertas as seguintes UBS no sábado:
- UBS Central
- UBS Piedade
- UBS Ervino Treml
- UBS Alto da Tijuca
- UBS Cohab 1
- UBS Marcílio Dias
- UBS Campo d’Água Verde
- UBS Alto das Palmeiras
- UBS Arroios
- UBS Fartura
- UBS Cristo Rei
- UBS Pinheiros