Golpes virtuais levaram órgão a mudar consulta pública de veículos em julho deste ano
Na hora de renovar os documentos do seu veículo, todo cuidado é pouco. Há vários meses, diversas pessoas em todo o estado, vêm sendo vítimas de golpistas que tentam enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp, ou que criam sites falsos semelhantes à página oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), oferecendo descontos no IPVA através de pagamento via PIX.
Para evitar prejuízos aos contribuintes e acabar com esses tipos de golpes, desde julho deste ano, o Detran/SC mudou o sistema, e o cidadão que precisa realizar o pagamento do IPVA e Licenciamento anual, passou a utilizar o acesso apenas pelo Detran Digital, que precisa da autenticação pelo Gov.br. Veja abaixo como fazer o cadastro no Gov.br.
O site oficial do Detran SC é www.detran.sc.gov.br e todos devem ficar atentos para não cair em golpes e procurar realizar o registro do fato, em caso de ser vítima. Na maioria das vezes, o cidadão, ao invés de acessar o site oficial, acaba procurando “Detran SC” no Google, e os primeiros sites que costumam aparecer na lista, normalmente patrocinados, são sites falsos que direcionam o usuário para uma página de consulta veicular que solicita placa e o Renavam, semelhante ao site oficial do Detran.
NOVO GOLPE
Nesta semana, além do Detran/SC, outros Detrans estaduais alertaram em todo o País, que golpistas estão enviando mensagens de texto (SMS) se passando pelo órgão, afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em processo de suspensão ou cassação. Com isto, muitas pessoas acabam acessando os links que são enviados junto com a mensagem falsa, que direcionam o cidadão a sites falsos que simulam o Gov.br. Lá os golpistas pedem dados pessoais dos contribuintes e além de falsos boletos de pagamento, apresentam ainda supostas infrações cometidas e os respectivos valores.
FIQUE ATENTO
Para evitar fraudes envolvendo serviços do Detran, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos e sigam essas dicas de segurança:
- Mensagens não solicitadas: Ignore e-mails, SMS ou ligações que aleguem ser do Detran, especialmente se pedirem informações pessoais ou pagamentos.
- Links suspeitos: Não clique em links enviados por mensagens, mesmo que pareçam legítimos. Sempre acesse o site oficial do Detran/SC.
- Meios oficiais: O Detran utiliza os Correios para notificações formais e publica as informações no Diário Oficial do Estado.
- Verificação de informações: Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com o Detran pelo telefone oficial ou por atendimento presencial.
Esses cuidados ajudam a evitar golpes e proteger seus dados e seu patrimônio. Se algo parecer suspeito, desconfie e investigue antes de tomar qualquer ação.
*Com informações do Detran/SC