A automação de mensagens é o envio automático de mensagens pré-definidas
A automação está cada vez mais comum, sendo uma ferramenta utilizada pelas empresas em diferentes funções, a automação para WhatsApp é o processo de envio automático de mensagens, o qual traz muitos benefícios, tanto para a empresa, como para os funcionários e clientes.
Neste artigo, vamos te apresentar as vantagens de automatizar o atendimento via WhatsApp, além de explicar como fazer isso de forma estratégica, que traga resultados em engajamento dos clientes e vendas.
O que é a automação de mensagens e como utilizar na empresa?
A automação de mensagens é o envio automático de mensagens pré-definidas, as quais são enviadas sempre que alguém entra em contato com a sua empresa. Essas mensagens podem ser enviadas conforme configuração de horário, como as mensagens de ausência, ou conforme a definição de gatilhos.
Por exemplo, um gatilho pode ser “agendar consulta”, uma frase que ao ser lida pelo bot, automaticamente gera o envio de uma frase de resposta pré-definida para aquele gatilho.
Esse recurso, a automação de mensagens, pode ser utilizado tanto para atendimento, como também para nutrição de leads.
Automação de mensagens no atendimento via WhatsApp
O atendimento é indispensável para o sucesso de toda empresa, sendo um fator de decisão importantíssimo na hora da compra, pois, a sua empresa pode ter o melhor produto, mas se a mesma tiver um atendimento ruim, isso vai impactar nas vendas.
Um bom atendimento é aquele que é rápido, ágil e cordial. E nesses três pontos a automação de mensagens pode auxiliar, afinal, com a automação é possível oferecer um atendimento 24h e 7 dias por semana.
Para que o atendimento seja ágil e cordial, é importante utilizar um CRM com integração para WhatsApp que permita a personalização das mensagens e também a definição de gatilhos.
Dessa forma, o lead ou cliente que entrou em contato receberá uma mensagem de saudação e de resposta conforme aquilo que foi escrito, ou seja, o lead/cliente receberá uma resposta adequada, um atendimento ágil.
Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa é um consultório veterinário, e o lead entrou em contato pois viu um anúncio de promoção de vacinas. Ao criar essa campanha, promoção de vacinas, é indicado criar uma saudação para a mesma, e alguns botões que direcionam o atendimento, como: seu pet é gato / seu pet é cachorro / preço da vacina X / agendar vacinação.
Assim, o lead ao entrar em contato e escolher um dos botões, já receberá a resposta desejada, como preço da vacina, datas disponíveis para agendamento, ou informações específicas para tutores de gatos ou cães.
A automação agiliza o tempo do atendimento, diminuindo a carga de trabalho dos funcionários e proporcionando uma boa experiência aos leads e clientes.
Automação de mensagens na nutrição de leads
Além do atendimento 24h, a automação de mensagens é um excelente recurso para nutrição de leads, o que aumenta o engajamento dos clientes e também aumenta as vendas.
Ao criar campanhas de captação de leads é importante definir a etapa do funil de compra de cada uma, sendo topo, meio ou fundo. E ao criar uma campanha, já criar um fluxo de mensagens para ela, para que os leads que converterem na campanha já recebam um contato da sua empresa personalizado, conforme a campanha, objetivo da mesma e etapa do funil.
Assim, se a campanha era de branding, de topo do funil, os leads receberão conteúdos relacionadas a mesma, fazendo com que os leads saibam mais sobre a sua empresa, produtos, diferenciais e avancem no funil de compra, se tornando oportunidades para o setor comercial entrar em contato, e assim, finalizar uma venda.
Com um CRM com integração com o WhatsApp é possível organizar os leads conforme campanha que converteram e também conforme vão avançando as etapas do funil. O CRM também permite a criação de fluxos de mensagens, que utilizam da automação de mensagens.
Os fluxos de mensagens podem, e devem, ser utilizados para os clientes também, como forma de manter o contato e fidelizar clientes. Organize as informações dos clientes no CRM, tendo dados como data de aniversário, e já deixe programada uma mensagem de felicitação acompanhada de um cupom de desconto.
Muitas marcas fazem isso, a Melissa é um exemplo, ao fazer a primeira compra na loja é preciso fazer um cadastro, que gera um cashback, então o cliente já tem uma vantagem ao fornecer os dados para o cadastro.
Dentre as informações solicitadas estão a data de nascimento e o número de WhatsApp, assim, a empresa tem um meio para entrar em contato e sabe quando deve enviar uma mensagem de felicitação, a qual não somente auxilia na fidelização do cliente como incentiva uma nova compra ao dar um cupom de desconto que pode ser usado durante o mês de aniversário do cliente.