terça-feira, 6

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Maior feira da cultura polonesa do Paraná acontece neste sábado em São Mateus do Sul

Últimas Notícias

- Ads -

Evento acontece na Rua do Mathe, no centro de São Mateus do Sul

Para finalizar com chave de ouro o mês polonês, acontece neste sábado, 31, a quinta edição da Polskie Smaki a maior feira da cultura polonesa do Paraná. O evento será realizado na Rua do Mathe, no centro de São Mateus do Sul, com desfile pelas ruas da cidade.

Segundo a organização, o evento inicia às 10h45, com um tradicional desfile saindo da esquina do Banco Santander, na Avenida Ozy Mendonça de Lima, seguindo até a Rua do Mathe.

“O desfile de abertura desse ano está incrível. Muita gente participando e estamos ficando chique, hein? Um motoclube vindo diretamente de São Paulo vai fazer abertura do desfile. Depois seguimos com a presença dos grupos folclóricos, escolas, instituições e também o clube do fusquinha… Muito legal o desfile abrindo e fechando sob rodas”, enfatizou Iris Janoski, uma das organizadoras.

Acervo Portal RDX/Cláudia Burdzinski

Além disso, o público poderá acompanhar durante todo o sábado apresentações culturais, culinária típica, artesanato e muito mais. Uma das novidades desse ano também é a competição Para Pierogi, que premiará com R$ 1 mil o homem e a mulher que conseguirem comer a maior quantidade de pierogis em 3 minutos.

“Nosso principal objetivo com o evento é promover a cultura polonesa, e também colocar São Mateus do Sul no mapa do turismo paranaense. Ficamos felizes em saber que os hotéis da cidade estão lotados de turistas, que começam a chegar já hoje, sexta-feira, para o nosso evento e vão ficar aqui até o domingo. Isso é um motivo de muito orgulho para nós, saber que tanta gente está vindo de fora para participar deste evento, e também queremos ter o nosso cidadão. O dia promete ser um dia de calor, de sol, e super combina com a alegria do povo polonês. Então, fica aqui o nosso convite, venha participar da Polskie Smaki”, convida Iris.

Acervo Portal RDX/Cláudia Burdzinski