sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Escolha do vice faz PL querer desembarcar da coligação de Ana Claudia em Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Prefeita anunciou parceiro do União Brasil

O VICE

A prefeita de Três Barras, Ana Claudia Quege (MDB), fechou questão sobre seu vice. Será o vereador Gerson Lescovitz (UB). A prefeita tomou como base o fato de o União Brasil ter formado um time forte para estas eleições, tendo quatro vereadores no momento, incluindo o presidente da Câmara, Abrahão Mussi.

O problema que ela criou com a tomada de decisão, contudo, é a insatisfação do PL, que topou ir com ela dando como condição justamente a indicação de seu vice.

A convenção do MDB acontece na noite desta sexta-feira, 2. Antes, à tarde, Progressistas e UB fazem suas respectivas convenções para firmar apoio a candidatura de Ana.

Já o PL deixou sua convenção para este domingo, 4, pela manhã. A esperança é de que Ana volte atrás. Porém, os liberais se preparam para enfrentar o revés e lançar candidatura em chapa pura ou com algum eventual aliado. A decisão está nas mãos do ex-vice-prefeito e ex-vereador Gilson Nagano. O partido tem o nome do vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga, como um de seus expoentes, considerando que Nagano está inelegível.

De certo mesmo, como escrevi ontem, Ana tem Felipe Bedretchuck (PT). Há, ainda, a possibilidade de Airton Duarte sair pelo PSB.





FUMAÇA BRANCA

Beto Faria ficou de dizer somente hoje, a um dia da convenção do MDB, se sairá ou não como candidato pela sigla.




SEM PACIÊNCIA

Presidente do Republicanos de Canoinhas, Célio Galeski

Célio Galeski, do Republicanos, cansou de esperar pela indefinição dos pés-vermelhos. Com aval do diretório estadual, disse ontem à noite que será candidato a prefeito.





DO LADO DE LÁ

O PL tem conversado intensamente com os parceiros de coligação. A vice de Juliana Maciel Hoppe está entre Zenilda Lemos (UB) e Ivan Krauss (Progressistas). Porém, do lado do PL, há uma pressão por parte do governo do Estado para que Gil Baiano seja o candidato a vice. Há, ainda, Luis Mario Dranka, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de olho na vaga.





ALIANÇA

O PT deve mesmo confirmar no domingo a candidatura de Andrey Watzko a prefeito de Canoinhas. Roberto Bradonski (Avante) deve ser seu candidato a vice, a princípio.





MAJOR VIEIRA

Esta afunilando a eleição em Major Vieira. Boatos ontem na cidade davam conta da desistência de Edson Schroeder (PP), atual prefeito, de entrar na disputa. Seu partido estaria analisando a possibilidade de indicar o vereador Silvio Kizema para a vice de David Ferens (PL). Dessa forma, além de David, iriam para a disputa Aline Ruthes (PSD) e Helio Schroeder (MDB).





BOBAGEM

“Acredito que falaram bobagem, domingo é a convenção do meu partido e lá saberemos quem vai ser (o candidato)”, disse Edson Schroeder (PP) sem confirmar nem negar categoricamente o boato.




É FAKE

Uma postagem circulou ontem nos grupos de WhatsApp com uma tela forjada do site G1 e um print forjado do perfil no X do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele visitaria Mafra. Tudo fake.





ESTÍMULO

Em um vídeo divulgado entre pré-candidatos do PL, na noite desta quarta, Jorginho pede mobilização para que o partido tenha bons resultados de olho em 2026. O governador pediu que os pré-candidatos se dediquem à eleição: “Nós vamos fazer a maior eleição de toda a história do PL”, disse.





MENSAGEIRO

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou o pedido de liberdade do ex-prefeito de Pescaria Brava Deyvisson Souza. Ele foi preso pela segunda vez, na semana passada, dentro da operação Mensageiro.






DENÚNCIA

O diretório do PT em Santa Catarina entrou com uma representação criminal eleitoral contra o governador Jorginho Mello (PL), por suposta utilização de prédio público para ato político. Assinado pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), o documento, protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), pede que o fato seja investigado pelo Ministério Público Eleitoral.