Prefeita anunciou parceiro do União Brasil
O VICE
A prefeita de Três Barras, Ana Claudia Quege (MDB), fechou questão sobre seu vice. Será o vereador Gerson Lescovitz (UB). A prefeita tomou como base o fato de o União Brasil ter formado um time forte para estas eleições, tendo quatro vereadores no momento, incluindo o presidente da Câmara, Abrahão Mussi.
O problema que ela criou com a tomada de decisão, contudo, é a insatisfação do PL, que topou ir com ela dando como condição justamente a indicação de seu vice.
A convenção do MDB acontece na noite desta sexta-feira, 2. Antes, à tarde, Progressistas e UB fazem suas respectivas convenções para firmar apoio a candidatura de Ana.
Já o PL deixou sua convenção para este domingo, 4, pela manhã. A esperança é de que Ana volte atrás. Porém, os liberais se preparam para enfrentar o revés e lançar candidatura em chapa pura ou com algum eventual aliado. A decisão está nas mãos do ex-vice-prefeito e ex-vereador Gilson Nagano. O partido tem o nome do vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga, como um de seus expoentes, considerando que Nagano está inelegível.
De certo mesmo, como escrevi ontem, Ana tem Felipe Bedretchuck (PT). Há, ainda, a possibilidade de Airton Duarte sair pelo PSB.
FUMAÇA BRANCA
Beto Faria ficou de dizer somente hoje, a um dia da convenção do MDB, se sairá ou não como candidato pela sigla.
SEM PACIÊNCIA

Célio Galeski, do Republicanos, cansou de esperar pela indefinição dos pés-vermelhos. Com aval do diretório estadual, disse ontem à noite que será candidato a prefeito.
DO LADO DE LÁ
O PL tem conversado intensamente com os parceiros de coligação. A vice de Juliana Maciel Hoppe está entre Zenilda Lemos (UB) e Ivan Krauss (Progressistas). Porém, do lado do PL, há uma pressão por parte do governo do Estado para que Gil Baiano seja o candidato a vice. Há, ainda, Luis Mario Dranka, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de olho na vaga.
ALIANÇA
O PT deve mesmo confirmar no domingo a candidatura de Andrey Watzko a prefeito de Canoinhas. Roberto Bradonski (Avante) deve ser seu candidato a vice, a princípio.
MAJOR VIEIRA
Esta afunilando a eleição em Major Vieira. Boatos ontem na cidade davam conta da desistência de Edson Schroeder (PP), atual prefeito, de entrar na disputa. Seu partido estaria analisando a possibilidade de indicar o vereador Silvio Kizema para a vice de David Ferens (PL). Dessa forma, além de David, iriam para a disputa Aline Ruthes (PSD) e Helio Schroeder (MDB).
BOBAGEM
“Acredito que falaram bobagem, domingo é a convenção do meu partido e lá saberemos quem vai ser (o candidato)”, disse Edson Schroeder (PP) sem confirmar nem negar categoricamente o boato.
É FAKE
Uma postagem circulou ontem nos grupos de WhatsApp com uma tela forjada do site G1 e um print forjado do perfil no X do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele visitaria Mafra. Tudo fake.
ESTÍMULO
Em um vídeo divulgado entre pré-candidatos do PL, na noite desta quarta, Jorginho pede mobilização para que o partido tenha bons resultados de olho em 2026. O governador pediu que os pré-candidatos se dediquem à eleição: “Nós vamos fazer a maior eleição de toda a história do PL”, disse.
MENSAGEIRO
A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou o pedido de liberdade do ex-prefeito de Pescaria Brava Deyvisson Souza. Ele foi preso pela segunda vez, na semana passada, dentro da operação Mensageiro.
DENÚNCIA

O diretório do PT em Santa Catarina entrou com uma representação criminal eleitoral contra o governador Jorginho Mello (PL), por suposta utilização de prédio público para ato político. Assinado pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), o documento, protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), pede que o fato seja investigado pelo Ministério Público Eleitoral.