Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Ervateira anuncia investimento de R$ 4 milhões para Canoinhas

Últimas Notícias

Aumento da atividade da Baldo deve resultar na criação de 60 empregos diretos

- Ads -

Nesta semana a Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Canoinhas concedeu licenciamento à Indústria de Erva-Mate Baldo S/A, em atividade em Canoinhas desde 1988. A licença é para ampliação das atividades na região de Canoinhas, que se destaca como principal polo produtor de erva-mate da região.

O processo é digital e o documento foi recebido simbolicamente por Paulo Davit Baldo, diretor da Baldo S/A. “Isso demonstra o compromisso da indústria ervateira e do Instituto do Meio Ambienta (IMA) com as questões ambientais, sociais e econômicas, sendo um processo protocolado de acordo com as legislações e instruções normativas vigentes”, diz Zenici Dreher, coordenadora regional do Meio Ambiente em Canoinhas.

A ampliação de barracão terá um investimento que deve chegar a R$ 4 milhões e permitirá ampliar o armazenamento da erva-mate, além de incentivar ainda mais o cultivo no município e região.

Além da geração de empregos, que em períodos de safra gira em torno de 80 a 90 trabalhadores, também há uma perspectiva de novas contratações em torno de 60, com a ampliação das atividades e possibilidade de geração de renda para muitas famílias que cultivam a erva-mate.

“A equipe de técnicos efetivos da Codam analisa cada processo com muita responsabilidade, considerando que o licenciamento ambiental é um procedimento administrativo utilizado para licenciar empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. É por meio do licenciamento que buscamos contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável em Santa Catarina, sem deixar de priorizar o controle ambiental no Estado”, contextualiza Zenici.

HISTÓRIA

Fundada em 1920 pelos irmãos João, Antônio e Luiz Baldo, filhos de imigrantes italianos residentes em Vespasiano Corrêa, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a Baldo SA começou em uma pequena fábrica de produção artesanal de erva-mate. Aos poucos, a produção foi ampliada e a chamada “erva-mate repousada” alcançou o sucesso no mercado.

Já na década de 1970, a empresa expandiu sua área de atuação, incluindo a industrialização de soja. O beneficiamento da oleaginosa iniciou em 1972 na cidade de Roca Sales (RS). Na época, o óleo era extraído mediante prensagem da soja à quente. Em 1975 a Baldo transferiu a atividade de soja para a cidade de Encantado, onde continuamente vem atualizando seu processo fabril, com o uso de tecnologias modernas. No ano seguinte deu-se início à industrialização.

Na década seguinte, a Baldo inaugurou a primeira filial fora do RS, em Canoinhas, visando aumentar a compra de erva-mate in natura.

A década de 1990 marcou a expansão da empresa no ramo de erva-mate. Em 1994, iniciaram-se as atividades da filial de São Mateus do Sul, no Paraná.

Em 1995, deu-se início aos trabalhos de fomento de erva-mate (produção de mudas) a partir da demanda de matéria-prima.

Em 2001, a empresa construiu um viveiro florestal em São Mateus do Sul, dando continuidade às atividades de fomento e início dos trabalhos de pesquisa de produção clonal de mudas.

Em 2002, iniciaram-se os trabalhos de fomento e secagem de ervas aromáticas, medicinais e condimentares, inicialmente em São Mateus do Sul e hoje, centralizado na unidade de Prudentópolis (PR), mesma cidade onde em 2006 foi inaugurada a terceira filial de industrialização de mate da empresa.

Agora, a empresa anuncia a expansão dos negócios em Canoinhas.

Em 2008 foi criada a Goemil, em Palmeiras de Goiás (GO), uma joint venture (controlada em conjunto), com tecnologia avançada para beneficiamento de soja, complementando a linha de produtos com a fabricação de Proteína Texturizada de Soja (PTS).

Em 2017, foi inaugurada uma nova fábrica para operação de chá-mate, em São Mateus do Sul.

Em 2018 deu-se início a operação de Chá-Mate, com lançamento do Chá-Mate Tostado (110g) e da linha de saborizantes para food service.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?