Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Secretaria da Saúde expande tratamento para AVC em Santa Catarina

Últimas Notícias

Atualmente, procedimento é realizado via SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis

- Ads -

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anuncia a ampliação do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Santa Catarina. A habilitação estadual para a realização da Trombectomia Mecânica em casos agudos foi aprovada, abrindo caminho para a expansão do serviço em diversas regiões do estado.

Quando o assunto é AVC, o diagnóstico e o tratamento rápidos são essenciais para minimizar os danos e melhorar as chances de recuperação. Dessa forma, a trombectomia mecânica é um procedimento realizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres. A intervenção é recomendada em situações em que os sintomas se manifestem dentro de uma janela crítica de 8 a 24 horas.

Atualmente, o procedimento é realizado via SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. Com a recente conquista da SES, o tratamento será integrado ao Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina, o que implicará em uma reorganização de fluxos e serviços, possibilitando que novos hospitais do Estado se habilitem para a realização do procedimento.

“Estamos ampliando o número de serviços e possibilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em outras regiões do Estado. Desta forma, seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, estamos descentralizando os procedimentos e garantindo uma melhor assistência aos pacientes”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A habilitação estadual dos hospitais parceiros seguirá as regras estabelecidas na Deliberação CIB n° 756/2023, publicada na quarta-feira, 3, na edição ordinária do Diário Oficial do Estado (DOE). O pagamento pelos serviços será calculado com base na produção apresentada nos sistemas de informação, até a habilitação definitiva do Ministério da Saúde.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?