Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

SC: Pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos podem tomar dose de reforço contra covid

Últimas Notícias

Mais de 16 milhões de doses contra a covid-19 já foram aplicadas no Estado

- Ads -

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passa a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses.

“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica do estado.

Em Santa Catarina, mais de 16 milhões de doses contra a covid-19 já foram aplicadas. Já com a vacina bivalente pouco mais de 720 mil doses foram aplicadas. “É preciso que as pessoas procurem pelas doses de reforço, especialmente crianças e adolescentes, que é o público que ainda tem um percentual baixo de vacinados contra a doença”, destaca o diretor.

De acordo com o último boletim epidemiológico, SC já registrou mais de 48 mil casos da doença este ano. Desde o final do mês de outubro foi identificado um aumento no número de casos de covid-19 no estado, o que reforça a importância da vacinação e as medidas de controle não farmacológicas.

“Apesar da melhora no cenário epidemiológico relacionado à covid-19, a doença não deixou de existir. Em 2023 ainda registramos quase 50 mil casos da doença e 293 óbitos. Assim, as medidas de prevenção continuam sendo necessárias e importantes, como a etiqueta da tosse, o uso de máscara por pessoas sintomáticas, a testagem, e claro, a vacinação de todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade”, reforça Fábio Gaudenzi de Faria, superintendente de vigilância em saúde.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?