Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Polícia Civil de Canoinhas participa de operação que prendeu ‘cacique’ do tráfico para o Planalto Norte

Últimas Notícias

O objetivo da Purgatio foi dar cumprimento a 30 mandados de prisão preventiva

- Ads -

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, cumpriu nove mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nesta quarta-feira, 6. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Joinville, Piçarras e São Francisco do Sul.

O inquérito policial foi instaurado no mês de maio pela DIC de Canoinhas para apurar a prática dos crimes de integrar organização criminosa, de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. “No âmbito do procedimento investigatório foi possível colher elementos de autoria e materialidade delitiva desses crimes, razão pela qual foi representado ao juízo criminal da Comarca de Canoinhas pela expedição dos mandados de busca e apreensão e pela decretação da prisão preventiva do investigado”, explica o delegado Darci Nadal Junior, que esteve à frente do inquérito.

Durante a investigação foi possível identificar um homem responsável pelo fornecimento de drogas em diversas regiões do Estado de Santa Catarina, inclusive para o planalto norte catarinense, sendo responsável pelo fornecimento de drogas ilícitas para outros traficantes.

“O investigado movimentava grandes quantidades de entorpecentes e era também um dos ‘caciques’ do tráfico de drogas na região litorânea”, esclarece Nadal Jr.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos 1,2 quilo de substância análoga ao ecstasy (cerca de 6.000 comprimidos), aproximadamente cinco quilos de substância análoga à maconha, aproximadamente 235 gramas de substância análoga à cocaína, 108 gramas de MDMA, 69 munições calibre 9mm e aproximadamente R$ 15 mil em dinheiro, máquina para contagem de cédulas, uma prensa mecânica utilizada para compactar maconha, além de grande volume de material probatório, segundo a Polícia Civil.

Todos os mandados de prisão foram cumpridos em operação conjunta com o  Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Estado de Santa Catarina, no âmbito da operação Purgatio.

PURGATIO

O objetivo da operação Purgatio foi dar cumprimento a 30 mandados de prisão preventiva e de 53 mandados de buscas em endereços de 47 pessoas investigadas, nas cidades de Piçarras, Joinville e São Francisco do Sul. Também foram alvos de busca e apreensão e de prisão preventiva 15 internos do Sistema Prisional de Santa Catarina, distribuídos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio Regional de São Francisco do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Criminal de São Francisco do Sul.

Envolvidos no cumprimento das ordens judiciais, a operação contou com a atuação de 256 policiais e 99 viaturas. Além dos agentes que integram a força-tarefa, a operação contou com o reforço/apoio de:

. Polícia Militar, por meio de 79 policiais militares da 5ª Região de Polícia Militar e dos 8ª, 17ª e 27ª Batalhões de Polícia Militar;

. Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Joinville, com delegados e 60 policiais civis de Joinville, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Canoinhas e São Bento do Sul, juntamente com o Núcleo de Operações com Cães;

 . Polícia Penal, com 35 policiais penais do Serviço de Operações e Escolta e do Grupo Tático de Intervenção;

 . Polícia Rodoviária Federal, por meio de 14 policiais federais do Núcleo de Operações Especiais e da Delegacia Regional de Joinville; e. Bombeiros Militares de São Francisco do Sul.

O nome da operação faz a referência a “limpeza”, “purificação”, e relaciona o objetivo das investigações que, com a responsabilização penal dos envolvidos, espera-se que sejam retiradas das ruas a prática de crimes violentos na região da Babitonga.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?