A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para temporal em Canoinhas. Confira:
Nesta quinta-feira, 9, a influência de uma área de baixa pressão associada ao fluxo de calor e umidade do norte do País, juntamente com uma frente fria que se desloca pelo oceano, voltam a favorecer a formação de áreas de instabilidade que provocam temporais acompanhados de raios, chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses.
Os maiores volumes de chuva devem ficar concentrados entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, com volumes entre 40 e 60 milímetros.

Apesar de o rio Canoinhas estar baixando (8,03 metros nesta terça-feira, 9), ainda se encontra em situação de emergência. Com a volta das chuvas, temos, sim, a possibilidade de nova elevação da enchente e problemas associados à enxurrada.
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, ligue 193.