Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

CPI: Justiça autoriza condução coercitiva de sócios da 123 Milhas

Últimas Notícias

Empresários estão proibidos de deixar o país até o depoimento, marcado para quarta-feira

- Ads -

Do site Migalhas

Os empresários Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, sócios da 123 Milhas, estão impedidos de deixar o país, e serão conduzidos coercitivamente para prestar depoimento na próxima quarta-feira, dia 6, às 10h, na CPI das Pirâmides Financeiras. Assim determinou o juiz federal Edison Grillo, da 3ª Vara Criminal de Belo Horizonte (MG). 

Decisão atendeu a pedido do presidente da CPI, Áureo Ribeiro, após os empresários faltarem duas vezes ao depoimento.

AUSÊNCIA

Os empresários deveriam ter comparecido à CPI no dia 29, conforme determinação da ministra do STF Cármen Lúcia. Mas eles informaram que o depoimento teria de ser adiado porque o advogado que os representa não poderia estar presente.

Um novo agendamento foi feito para o dia seguinte, mas, mais uma vez, os empresários não compareceram, alegando reunião agendada com o ministro do Turismo Celso Sabino.

Na decisão desta sexta, o magistrado considerou que os irmãos têm a obrigação jurídica de comparecer à CPI, e não podem escolher data para que isso aconteça. 

O juiz negou a solicitação para confiscar o passaporte da dupla, considerando que a condução coercitiva será suficiente, e a ordem de permanecer no país vale até quarta-feira. 

“Eles têm o dever jurídico não só de comparecimento, mas também de fiel observância dos trâmites legais inerentes à convocação, não lhes sendo facultada a prerrogativa de a seu bel-prazer escolherem data de apresentação, pois, senão, eles teriam o condão de frustrar e dificultar as atividades investigativas da Comissão Parlamentar de Inquérito.”

Trechos da decisão foram revelados pelo G1.

RECUPERAÇÃO

Na quinta-feira, 31, a 123 Milhas teve pedido de recuperação judicial deferido pela Justiça de Belo Horizonte. A causa chama atenção por ter valor de mais de R$ 2 bilhões e mais de 700 mil credores, sendo a grande maioria consumidores.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?