Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Alesc: CCJ acata criação de cadastro para pessoas com deficiência e doenças permanentes

Últimas Notícias

Objetivo do projeto é facilitar acesso a direitos e benefícios

- Ads -

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa apresentou, na manhã desta terça-feira, 4, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 346/2022, do deputado Jessé Lopes (PL), para a criação de um cadastro estadual de pessoas com deficiência e portadores de doenças permanentes (Ceped).

Conforme o autor, o Ceped teria como objetivos facilitar a identificação deste segmento da população, facilitando-lhes o acesso aos direitos e benefícios disponibilizados nos setores público e privado. Ainda de acordo com o projeto, caberia prioritariamente aos municípios a responsabilidade pela formação do cadastro, sendo facultada a participação do Estado.

A aprovação da matéria aconteceu por unanimidade, seguindo o parecer do relator, o deputado Marcius Machado (PL). No documento, o parlamentar destaca que a iniciativa não invade competência privativa do Executivo e segue ações já tomadas em âmbito federal, como a Lei 7.853/1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, e o Decreto 3.298/1999, que instituiu o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência, no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos.

Com a decisão, o PL 346/2022 segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.




PREVALÊNCIA DO MUNICÍPIO
Outro destaque da reunião foi o acatamento do PL 88/2022, do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O projeto estabelece que as normas gerais fixadas pelo Estado para a ocupação e uso do solo para fins de atividades urbanas e do parcelamento do solo em zona urbana ou rural, são aplicáveis apenas nas situações em que o município não dispuser de norma semelhante.

O texto também determina que, havendo divergência entre as disposições gerais da lei e o contido nas normas municipais sobre o mesmo tema, prevalecerá o disposto pelo município.
Conforme o relator, o deputado Fabiano da Luz (PT), o texto recebeu uma emenda substitutiva global, apresentada pelo próprio autor, para promover as alterações sugeridas pela Procuradoria Geral do Estado.

Antes de ir a plenário o projeto ainda será analisado pelas comissões de Transportes e Desenvolvimento Urbano; e de Turismo e Meio Ambiente.



ATLETA DE APOIO
Foi aprovado PL 30/2023, de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB), que assegura ao atleta voluntário em serviço de apoio à atleta cadeirante ou com deficiência visual isenção no pagamento de inscrição em programas ou eventos esportivos voltados à inserção e integração da pessoa com deficiência.

Em seus votos, os integrantes da CCJ seguiram o entendimento apresentado pelo relator, deputado Tiago Zilli (MDB), segundo o qual a iniciativa “busca garantir isonomia, garantindo maior alcance a direito já estabelecido” por lei.

Na sequência o projeto segue para as comissões de Finanças; de  Educação, Cultura e Desporto; e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.




PROGRAMA SAÚDE SEM DROGAS
De autoria do deputado Ivan Naatz (PL), foi aprovado o PL 85/2022,  que dispõe sobre o Programa Estadual Saúde Sem Drogas.

Pela proposta, as secretarias de Estado da Saúde e da Assistência Social, em conjunto com o Conselho Estadual de Assistência Social, divulgarão as formas de proteção das pessoas acometidas de dependência química.

A previsão de internação terapêutica poderá ser realizada por pedido do próprio dependente químico, por laudo médico, ou a pedido de familiares e profissionais de saúde, de assistência social, e corpo de bombeiros.

A matéria, que contou com a relatoria da deputada Ana Campagnolo (PL), agora segue para as comissões de Finanças, de Saúde, e de Prevenção e Combate às Drogas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?