Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Projeto cria na Alesc comissões voltadas ao esporte e à proteção animal

Últimas Notícias

PRS 1/2023 será analisado pela CCJ antes de ser votado em plenário

- Ads -

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina pode criar mais duas comissões permanentes, voltadas ao esporte e à proteção dos animais. A proposta está prevista no Projeto de Resolução (PRS) 1/2023, assinado por todos os membros da Mesa Diretora, que está em tramitação desde a semana passada.

Conforme define o Regimento Interno da Alesc, as comissões permanentes são órgãos encarregados da análise da constitucionalidade e do interesse público dos projetos que tramitam na Assembleia, emissão de pareceres, e dentro das respectivas áreas de atuação, fiscalização dos programas e atos governamentais. Atualmente, o Parlamento estadual conta com 20 desses colegiados, além da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Pela proposta apresentada pela Mesa, o Regimento Interno será alterado para a inclusão da Comissão de Esporte e Lazer e da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal. Para isso, o nome da Comissão de Educação, Cultura e Desporto será alterado, para Comissão de Educação e Cultura.

Na justificativa do PRS, a Mesa explica que a solicitação para a criação das duas comissões partiu dos deputados Marcius Machados e Ivan Naatz, ambos do PL, que propuseram o colegiado para a proteção animal, e Fernando Krelling (MDB), que sugeriu a instituição da comissão voltada ao esporte.

“É notória a importância do esporte e do lazer no âmbito do desenvolvimento pessoal e da sociedade, bem como da proteção aos animais. Em assim sendo, as medidas projetadas têm por objetivo aperfeiçoar os mecanismos de análise e deliberação das matérias que tramitam nesta Casa acerca dos temas em foco, assim como da fiscalização e controle das ações governamentais relativas a esses assuntos”, escrevem os membros da Mesa, na justificação do projeto de resolução.

O PRS 1/2023 será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado em plenário. Para ser aprovado, necessita da maioria simples dos deputados presentes à sessão, em turno único de votação. Se aprovada em plenário, é transformada em resolução pelo presidente da Alesc.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?