O Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC atuou em apoio à Polícia Civil de São Bento do Sul
Foram necessárias poucas horas para que o CyberGAECO identificasse o autor de um falso perfil em rede social que anunciava massacres em três escolas de São Bento do Sul. O autor do perfil era um adolescente de 13 anos.
Tomando conhecimento dos fatos na manhã de quinta-feira, 23, a Polícia Civil instaurou o procedimento investigatório, efetuou as primeiras diligências e solicitou apoio ao CyberGAECO, em razão de a infração penal ter sido praticada por meio virtual, através de redes sociais. Empreendidas as diligências necessárias, chegou-se rapidamente à identificação do autor das postagens e seu respectivo endereço.
De posse das informações, ainda na tarde do dia 23, a Polícia Civil obteve autorização judicial para realizar busca e apreensão no local, confirmando a autoria das postagens e apreendendo objetos relacionados à prática infracional, que serão periciados a fim de dar continuidade às investigações.
Apesar de no local não terem sido encontrados armas, munições ou explosivos, a pronta identificação do autor e de seu endereço evitou enormes transtornos à comunidade e ao ambiente escolar, acredita a Polícia.
O adolescente foi encaminhado ao Juízo da Infância e Adolescência da comarca de São Bento do Sul e responderá pela prática de ato infracional.