Três pessoas foram resgatadas; entre elas uma idosa cadeirante de 93 anos
Na noite de segunda-feira, 5, uma equipe da Força Tarefa 09 do Corpo de Bombeiros de Mafra, resgatou uma família que ficou ilhada após uma enxurrada e deslizamento de terra de uma encosta na localidade de Rio do Bispo, no distrito de Moema, no interior de Itaiópolis.
Para chegar até o local, os bombeiros precisaram usar uma embarcação, pois o local apresentava grande dificuldade de acesso, em decorrência do grande volume de chuvas. Eles foram acompanhados do coordenador municipal da Defesa Civil de Itaiópolis, Guilherme Augusto de Azevedo Velho, que auxiliou na avaliação de risco.
Após a chegada, os socorristas constataram que o acesso a casa da família estava totalmente comprometido, devido a destruição total da ponte, causada por uma enxurrada, que consequentemente deixou a família ilhada. Veja imagens do local:
Na casa havia três pessoas, um homem de 64 anos, uma mulher de 49 anos e uma idosa de 93 anos que faz uso de cadeira de rodas, por estar em recuperação de uma fratura de colo de fêmur.
Na noite anterior, no domingo, 4, segundo os bombeiros, houve um deslizamento e um grande volume de material que chegou a destruir a propriedade e parte da casa da família, além da instabilidade do solo da região em decorrência do grande volume de chuvas dos últimos dias. Por esses fatores de risco e considerando a chuva ininterrupta no local e com o objetivo de resguardar a segurança de todos que ali habitavam, a equipe realizou a retirada da família com a aprovação dos três, que optaram em ficar na casa de parentes.
A avaliação do local constatando risco iminente à vida dos ocupantes da residência foi feita pela equipe da Força Tarefa, juntamente com o coordenador municipal de Defesa Civil de Itaiópolis, que decidiram pela retirada das pessoas do local.
Ainda segundo os bombeiros, foi necessário montar uma operação para o transporte da senhora de 93 anos que fazia uso de cadeira de rodas, porém, todos foram retirados com segurança.






