Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Com 41 casos ativos de covid, Canoinhas reforça importância do isolamento e vacinação

Imagem:NIAID

Últimas Notícias

Pacientes positivos e sem sintomas precisam ficar isolados

- Ads -

Canoinhas está com 41 casos ativos de covid-19 e diante do crescimento no número de infectados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do isolamento de infectados, vacinação, uso de máscara e cuidados com a higiene.

Em 27 de novembro a Secretaria registrava apenas sete casos ativos na cidade.

“Quem positivou precisa cumprir o isolamento. Inclusive pessoas positivas sem sintomas precisam ficar em casa”, informa a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

Somente na sexta-feira da semana passada, 29 casos novos foram confirmados no município.

Todas as unidades de saúde do perímetro urbano e o posto de Marcílio Dias estão realizando teste para covid.



Isolamento:

5 DIAS

O isolamento pode ser suspenso após o quinto dia caso não haja presença de sintomas respiratórios e febre, sem o uso de medicamentos, e a pessoa apresente o resultado negativo em teste antígeno ou RT-PCR.

7 DIAS

O isolamento pode ser suspenso após o sétimo dia caso não haja presença de sintomas respiratórios e febre, se uso de medicamentos.



10 DIAS

Se a pessoa permanecer com sintomas no sétimo dia ou apresentar teste positivo no quinto dia, o isolamento deve ser cumprido  até o 10º dia.

A Secretaria de Saúde recomenda fortemente a vacinação a partir dos 6 meses de idade. Para adultos, além das duas doses iniciais, é preciso fazer o reforço. Para quem tem a partir de 30 anos, também é necessário um segundo reforço.

Para os adultos que receberam a dose única da Janssen, são necessários dois reforços. Quem tem 40 anos ou mais, precisa de um terceiro reforço.

Imunossuprimidos adultos precisam receber uma dose adicional e três reforços. Adolescentes de 12 a 17 anos recebem uma dose adicional e um reforço.

Crianças de 3 a 11 anos recebem duas doses da vacina. Já aquelas entre 6 meses e 2 anos, recebem três doses.

USO DE MÁSCARA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado de Santa Catarina voltou a recomendar o uso de máscara nas seguintes condições:

  • Fortemente recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, sempre que tiverem contato com outras pessoas;
  • Fortemente recomendado para idosos acima dos 60 anos, pessoas transplantadas, renais crônicos e imunossuprimidas;
  • Fortemente recomendado para todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência de áreas restritas, no atendimento de urgência e emergência, bem como para os visitantes e acompanhantes;
  • Moderadamente recomendado para a população em geral, em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar.

A Dive recomendou que as pessoas busquem máscaras de melhor qualidade, como as N95, PFF2 ou similares, principalmente em estabelecimentos de saúde e ambientes de uso coletivo.

Outras recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive):

  • Higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, utilizar desinfetante à base de álcool ou álcool gel 70%;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Disseminar a prática da etiqueta da tosse, cobrindo a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo.
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?