sábado, 10

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Auditoria das urnas no 2º turno confirma segurança do sistema eleitoral

Últimas Notícias

- Ads -

Todo o processo foi transmitido ao vivo no Youtube e acompanhado por uma empresa de auditoria

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou, neste domingo, 30, dia do segundo turno, a Auditoria de Integridade das Urnas Eletrônicas no Hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo foi comprovar para a população que os votos digitados são os mesmos contabilizados em 25 equipamentos já configurados e lacrados.

“O resultado foi fantástico porque lá se pôde comprovar que as informações lançadas na urna a partir da leitura de uma cédula em papel são idênticas, comprovando a transparência e a lisura do processo em urna eletrônica”, declarou o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro.

Das 8h às 17h, mesmo horário e data da votação oficial do segundo turno das eleições, servidores da Justiça Eleitoral transferiram votos registrados em cédulas de papel para 25 urnas eletrônicas e computadores. Às 17h, horário do início da apuração oficial, começou também a contagem dos votos do teste para comprovar que não há diferença entre o voto digitado e o contabilizado.

Os votos utilizados no teste são fictícios, registrados em uma eleição simbólica, que contou com a participação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Já as urnas eletrônicas usadas na auditoria foram definidas em sorteio realizado no sábado, dia 30, também na Assembleia Legislativa. A Alesc foi escolhida para o teste por ser um local aberto ao público e de grande circulação de pessoas, para que qualquer cidadão pudesse acompanhar.

Todo o processo foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-SC no Youtube e acompanhado por uma empresa de auditoria contratada pela Justiça Eleitoral. A auditoria das urnas já é realizada há 20 anos em todos os estados brasileiros. Este ano, pela primeira vez, tanto no primeiro quanto no segundo turno, o número de urnas auditadas aumentou de quatro para 25 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando mais confiabilidade à auditoria.


TESTE DE BIOMETRIA
Além da auditoria de integridade das urnas, o TRE-SC também fez parte de um projeto-piloto do TSE que testou em 19 estados o uso da biometria do eleitor na liberação da urna eletrônica na hora de votar. Esse teste foi feito em duas seções da Escola Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis.


Com informações da TVAL