Três candidatos que moram na comarca disputam uma vaga na Câmara Federal
A votação para o primeiro turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, 2, e três candidatos que moram na Comarca de Canoinhas disputam uma vaga na Câmara Federal. Santa Catarina tem direito a 16 das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Em ordem alfabética, confira o histórico dos candidatos canoinhenses e as entrevistas concedidas ao JMais, que foram transmitidas ao vivo pela rádio 98FM com tempo de 20 minutos de duração dentro do programa Fala Cidade entre os dias 18 de agosto e 29 de setembro.
Confira:
CHICÃO CAMINHONEIRO (PTB)
Francisco Dalmoura Burgardt, natural de Canoinhas, nascido dia 29 de outubro de 1970, é formado na Escola Técnica Tupy em Joinville no curso de Engenharia Mecânica. Optou no ano de 1995 por exercer a função de caminhoneiro, profissão herdada de seu pai.
No início do ano de 1998 teve participação ativa nos movimentos de organização da categoria que ocorreu nesse período, tornando-se o presidente da União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC).
NORMA PEREIRA (PODEMOS)
Norma Petermann Pereira nasceu em Brusque, em 1957. Aos 14 anos, deixou a vida na propriedade rural e foi morar inicialmente com outras internas, no Colégio dos Santos Anjos, em Joinville, para poder trabalhar e estudar.
Em busca de emprego na cidade grande, ela conseguiu uma vaga de faxineira no Colégio Santos Anjos. No mesmo colégio trabalhou como auxiliar de professora e, no ano seguinte professora de jardim de infância.
Durante esse período, além de ajudar a família, ela buscava cursos que pudessem agregar em seu currículo, que lhe possibilitaram, paralelamente à sua função de professora, sua entrada no banco Sulbrasileiro, em 1975.
Conheceu seu esposo Francisco Vital Pereira no final de 1981, com quem mudou-se para Canoinhas após o casamento.
Em Canoinhas, veio transferida como colaboradora do extinto banco Sulbrasileiro e, paralelamente voltou aos bancos escolares, onde cursou o Técnico em Contabilidade e em 1999, graduando-se na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado (UNC).
Foi sócia-administradora do escritório de contabilidade do sogro Acácio Pereira entre os anos de 1986 a 2011. Paralelamente atuava e ainda atua como assessora técnica no escritório de advocacia de sua família.
No ano de 2003 o casal abriu um hotel em Canoinhas. No ano de 2019 a família abriu mais um hotel, desta vez em Joinville.
Como voluntária, Norma está há 27 anos trabalhando no Lions Internacional. No Hospital Santa Cruz de Canoinhas ela atua há mais de 20 anos no conselho deliberativo.
Exerceu o cargo de vereadora entre 2001 a 2004. Então, concorreu e foi eleita novamente em 2016. Norma Pereira foi a primeira mulher do Planalto Norte Catarinense a fazer o juramento na Câmara Federal, assumindo como suplente de deputada federal, em 2021.
SAULO SABATINI (PATRIOTA)
Dr Saulo Sabatini é médico ginecologista e obstetra, casado com Maria Aparecida, cirurgiã dentista com quem tem três filhos e dois netos. Ressaltando o fato de ser cristão, foi militar por 8 anos como 1º tenente médico do exército, foi médico do Figueirense, trabalhou no Samu de Canoinhas e Joinville, fez mais de 24 mil partos, ajudou na construção da maternidade de Três Barras e de Canoinhas, da Cruz Vermelha e do Corpo de Bombeiros de Três Barras. Foi vereador em Três Barras e Canoinhas, onde presidiu o legislativo.
Cidadão honorário de Três Barras, tem também o título de Amigo de Canoinhas.