Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Juiz eleitoral rejeita pedido para negar registro de candidatura a Wilson Pereira

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Alegação era de que ele não tinha se descompatibilizado em tempo hábil de cargo público

- Ads -

O juiz eleitoral da comarca de Canoinhas, Victor Luiz Ceregato Grachinski, indeferiu pedido para negar o registro de candidatura de Wilson Pereira (MDB) a prefeito de Canoinhas. O advogado Marcos Roberto Banhara entrou com o pedido de impugnação alegando que Pereira não tinha se descompatibilizado do cargo de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa no tempo hábil para entrar na disputa. De acordo com a Lei Eleitoral, o prazo de desincompatibilização para concorrer a cargo eletivo é de quatro meses antes do pleito eleitoral.

A regra prevista na legislação eleitoral tem o intuito de impedir que o servidor, no uso do cargo, função ou emprego público, utilize a administração pública em benefício próprio. Busca evitar que haja abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e recursos aos quais o servidor tem acesso.

Pereira se descompatibilizou dia 5 de agosto, ou seja, menos de três meses antes das eleições suplementares. Contudo, a eleição suplementar foi marcada dois dias antes. “Entretanto, no caso, a regra deve ser mitigada. Tratam-se de eleições suplementares, as quais possuem prazo mais exíguo do que as eleições regulares. Desse modo, deve ser observado o princípio da razoabilidade e da proporcionalidade, possibilitando que seja reconhecido como lícita a desincompatibilização em prazo inferior aquele previsto na norma eleitoral (…) Assim, não é exigível que o requerente se desincompatibilizasse antes mesmo de saber, oficialmente, da data do pleito eleitoral.”, pondera o juiz.

O juiz conclui pelo indeferimento do pedido. “Ademais, não há indício de que o requerente tenha desrespeitado os prazo indicados pela Justiça Eleitoral na resolução que trata das eleições suplementares no Município de Canoinhas. Ao contrário. Tendo se desincompatibilizado no mesmo dia em que a Resolução n. 8.047 do TRE/SC foi publicada no Diário de Justiça, não há qualquer irregularidade que macule o registro. Dito isso, a alegação de inelegibilidade deve ser rejeitada e o pedido de registro deferido.”


MÁRIO

Há mais uma ação do mesmo cunho na Justiça Eleitoral da comarca. Ela questiona a descompatibilização do candidato a vice de Willian Godoy (PSD), Cel Mario Erzinger (PL), que era secretário de Habitação de Godoy. Esta ação ainda não foi julgada.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?