sábado, 10

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Em debate, candidatos não citam presidenciáveis, nem postulantes ao governo de SC

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Discussão ficou em torno dos problemas regionais

DEBATE

O debate entre os candidatos a deputado estadual que declararam à Justiça Eleitoral residirem em Canoinhas, promovido pelo JMais em parceria com a Associação Empresarial de Canoinhas (Acic) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoinhas (CDL) nesta segunda-feira, 19, mostrou que, embora a atenção do eleitor esteja mais voltada para a eleição presidencial, nem Bolsonaro nem Lula foram citados pelos candidatos. Surpreendeu mais ainda absolutamente nenhum candidato a governador ter sido citado.

Quem entrou na transmissão querendo saber quem os candidatos apoiavam, saiu sem saber. Mas há um contexto para isso.

Paulo Basilio (MDB) deveria estar apoiando Carlos Moisés (Republicanos), considerando que seu partido indicou o vice da chapa, Udo Döhler. Contudo, Basilio não esconde de ninguém que não engole o governador que busca a reeleição. Ele foi defensor ferrenho de uma candidatura própria com Antidio Lunelli na cabeça. Lunelli foi rifado pelo partido e agora é concorrente de Basilio a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Sobre a disputa nacional, Basilio chegou a contribuir para a elaboração do plano de governo de Simone Tebet, mas perdeu a oportunidade de lembrar o eleitor disso. Pode ser estratégico considerando a devoção local a Bolsonaro.

Índio é candidato pelo Avante, que não tem candidato a governador, mas apoia Moisés. Índio não citou o governador em momento algum. Ademais, a menos de duas semanas da eleição, o candidato não recebeu um centavo dos fundos eleitoral e partidário, ou sejam foi abandonado pelo partido. Na disputa nacional, o Avante chegou a indicar em convenção o nome do deputado André Janones à Presidência, mas ele desistiu declarando apoio à Lula. Pelo mesmo motivo de Basilio, Índio deve ter sido orientado a ignorar o cenário nacional.

Por fim, Roberto Bradonski tem candidato a governador. O seu PDT lançou Jorge Boeira à disputa e no cenário nacional, o nome é Ciro Gomes. Nenhum dos dois foi citado.




BALANÇO

De modo geral, os candidatos optaram por debater os temas locais, com foco principal na falta de representatividade de Canoinhas na Assembleia Legislativa. Corrupção também deu a tônica, inclusive com citação aos impactos da Et Pater Filium.




BALANÇO II

Bradonski, por ser agricultor, apelou para a pauta agrícola, deixando claro ser essa sua bandeira. Basilio apelou para a experiência, lembrando que já trabalhou no Governo do Estado e Índio apelou para sua popularidade, já que se tornou muito conhecido na cidade por seu ofício de fotógrafo.





BALANÇO III

Creio que o debate deu um bom panorama de quem são os candidatos a deputado estadual que moram em Canoinhas. O objetivo de mostrar as ideias de quem de fato mora e, portanto, bem conhece a cidade, imagino que tenha sido cumprido.




NOVO CONFRONTO

Na segunda-feira, 26, também às 19 horas no estúdio do JMais com transmissão ao vivo pelas nossas redes sociais e site, acontece o debate com os candidatos a deputado federal que declararam à Justiça Eleitoral residirem em Canoinhas: Norma Pereira (Podemos), Saulo Sabatini (Patriota) e Chicão Caminhoneiro (PTB).