Local onde o animal caiu tem 10 metros de profundidade e é estreito
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi mobilizada na tarde desta segunda-feira, 30, para resgatar uma cachorra que estava presa em um barranco em Canoinhas. O local fica na rua José Samuel Schmidt, no bairro Alto da Tijuca.
O animal caiu em uma vala de difícil acesso, que segundo os bombeiros tinha cerca de 10 metros de profundidade por 80 centímetros de largura. Após análise inicial no local, avaliando riscos potenciais envolvidos, a equipe verificou a necessidade de utilização de equipamentos para salvamento em altura.
Em seguida, os bombeiros elaboraram o plano de ação, preparando dois pontos de ancoragem com toda segurança necessária disponibilizando duas linhas, sendo uma de segurança para o trava quedas e a outra para os demais equipamentos de resgate: cinto tipo alpinista, capacete, mosquetão, ascensor de mão, descensor antipânico, cintas, etc. Após ser efetuada a descida, o resgatista teve acesso ao animal, fazendo utilização de cabo para amarrar e preparar o animal e retirá-lo da vala. Foi utilizado uma amarração meia espalda diminuindo assim os riscos de lesão no animal.
Na sequência foi feito a ascensão da cachorra e após inspeção final do local, foi realizado a subida do bombeiro, finalizando o resgate com sucesso.
O animal foi deixado sob os cuidados da proprietária do imóvel e a equipe de resgate acionou uma Ong para futuros cuidados.
A equipe salienta que foram utilizadas técnicas ministradas em treinamentos de resgate em altura regidos pela 9° Batalhão Bombeiros de Canoinhas.