Vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde
Começou nesta segunda-feira, 4, as campanhas de vacinação contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, e contra o sarampo. Cada uma delas tem público específico e seguem até o dia 3 de junho.
INFLUENZA
Esta primeira etapa de vacinação contra a gripe, que vai até 30 de abril, – também considerado o dia “D” da campanha nacional – irá priorizar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.
Em Três Barras, a vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e do interior, das 08h às 17h de segunda a sexta-feira.
A pessoa acamada ou com dificuldades de locomoção será vacinada em seu próprio domicílio.
Já no período de 2 de maio a 3 de junho está prevista a segunda etapa da mobilização, que contemplará as crianças com 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas; caminhoneiros; profissionais do transporte coletivo rodoviário para passageiros; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão em medidas sócio – educativas.
A Vigilância Epidemiológica recebeu da secretaria de Estado da Saúde, até o momento, 580 doses do imunizante, o correspondente a 20% da demanda necessária. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos 2.439 idosos e dos 436 profissionais de saúde cadastrados no município.

SARAMPO
A vacinação contra o sarampo está sendo realizada de forma simultânea à mobilização contra o vírus influenza. O público alvo é de trabalhadores da saúde e de crianças de 06 meses a menores de 5 anos que devem tomar a vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. Além do sarampo, a tríplice viral também protege contra a caxumba e rubéola. A meta é imunizar pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários.
A Vigilância Epidemiológica informa, ainda, que todas as crianças de 6 a 8 meses e que são comprovadamente portadoras de alergia à proteína do leite de vaca, não devem receber a vacina tríplice viral do fabricante Sérum Índia. Este público deve ser vacinado com a dose do laboratório Fiocruz.
Para receber as vacinas é preciso apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e CPF.
