terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Ex-prefeito de Irineópolis colhe tomate gigante e quase alcança o maior do mundo

Últimas Notícias

Tomate produzido por Wanderlei Lezan pesou 1,228 quilo

- Ads -

O ex-prefeito de Irineópolis, Wanderlei Lezan, logo vai entrar para a disputa de produzir o maior tomate do mundo. Segundo o portal Agrolink, essa façanha foi alcançada em 2015 no Reino Unido, onde foi identificado um fruto com 1,3 quilo.

Lezan chegou perto. Esta semana ele colheu um tomate com exatamente 1,228 quilo, produzido na horta que mantém no quintal há anos. Ele conta que é comum colher frutos gigantes, mas este ano foi recorde.

O extensionista da Epagri no município, Alex Caitan Skolaude, explica que a variedade, conhecida como coração de boi, é maior se comparada às comerciais e em condições propícias pode crescer mais ainda.

“O solo corrigido, com altos níveis de nutrientes, também colabora para isso. Outro fator importante é a irrigação, que é feita naquela horta”, explica.

Lezan cultiva hortaliças sem qualquer aditivo químico, usando apenas pó de basalto. “Os minerais existentes na rocha são os mesmos encontrados em adubos químicos e servem para melhorar as condições nutritivas do solo”, afirma o extensionista.

Fonte: Epagri

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?