Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Canoinhas segue com média de 50 novos casos de covid por dia

Últimas Notícias

São mais de 200 pessoas oficialmente contaminadas

- Ads -

A contaminação por covid-19 segue em alta em Canoinhas. Apesar do rápido aumento no número de casos, o Município deixou de publicar o boletim diário com a atualização, deixando a população completamente no escuro em relação a dados da pandemia na cidade. O JMais conseguiu apurar junto a fontes ligadas à área da Saúde que o Município continua numa média de 50 novos casos por dia desde 5 de janeiro. Atualmente há mais de 200 doentes oficialmente no Município. Esse número tende a ser subestimado já que muitas pessoas da mesma família de um caso detectado por exame optam por cumprir a quarentena porque apresentam os mesmos sintomas.

A explosão de casos da doença em Canoinhas ocorreu logo depois do réveillon. O Município atribui o aumento de casos a pessoas que viajaram para comemorar a passagem de ano.

Contrariando uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde, Canoinhas colocou vários servidores da Saúde de férias e fechou postos nos bairros além da Central Covid. A decisão se justificava, segundo o Município, pela baixa procura de contaminados, chegando a zerar o número de doentes no final de 2021. O Estado, contudo, alertou que este cenário era temporário e que com a chegada da variante ômicron, havia grande possibilidade de o sistema de Saúde voltar a ser testado pelo alto volume de infectados. Foi o que aconteceu.

Na segunda-feira, 10, o Município informou que com o novo pico de coronavírus e de casos de gripe, os sintomas respiratórios estão sendo atendidos em quatro unidades básicas de saúde em Canoinhas. Das 7h às 19h nas unidades Central e do Campo. E das 7h às 13h nas unidades Cohab I e Piedade. Situações emergenciais fora destes horários poderão ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento 24h.

“A Secretaria de Saúde lembra aos pacientes positivados para covid-19 sobre a importância do isolamento social e necessidade de permanecer fora do convívio social por 10 dias. As pessoas precisam lavar sempre as mãos, usar máscaras (e higienizá-las)”, diz em nota.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?