quinta-feira, 8

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Incêndio atinge área de mata nativa na localidade de Carijós, em Papanduva

Últimas Notícias

- Ads -

Área atingida foi de aproximadamente 10 mil metros quadrados

Um incêndio atingiu uma área de mata nativa na localidade de Carijós, no interior de Papanduva, por volta do meio-dia e meio desta terça-feira, 30. Equipes do Corpo de Bombeiros de Papanduva foram até o local, que segundo os combatentes era de difícil acesso, ao lado da linha férrea.

Após avaliarem a cena, os bombeiros montaram uma linha de ataque e levaram aproximadamente 2 horas e 35 minutos e cerca de 3,5 mil litros de água para extinguir o fogo.

A área atingida foi de aproximadamente 10 mil metros quadrados, não sendo localizados os proprietários das áreas confrontes.


Dicas do Corpo de Bombeiros de SC para evitar incêndios florestais:

  • Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
  • não queime lixo, terrenos ou pastagens;
  • não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
  • não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio);
  • ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo. 

O que fazer ao avistar um incêndio florestal? 

Segundo o CBMSC, pode-se combater o fogo por resfriamento, com água, ou por abafamento, jogando terra em cima do fogo, por exemplo. Entretanto, apenas tente combater pequenos focos de incêndio, pois o fogo em vegetação é muito perigoso, podendo se alastrar rapidamente, encurralando as pessoas que estão na proximidade. 

Por isso, logo que perceber um incêndio, ligue para os bombeiros através do número de emergência: 193. “Quanto antes, maior será a probabilidade de êxito no combate ao incêndio. E não coloque a sua vida em risco; mantenha-se a uma distância segura do fogo”, é o recado do CBMSC.