Sessão aconteceu na Câmara de Vereadores de Canoinhas
Desde 2017 sem um médico perito no INSS, segurados de Canoinhas penam com longas viagens a cidades vizinhas que, não bastasse o inconveniente da distância, podem ter consultas agendadas para daqui a quatro meses. É o caso de Mafra, cidade mais próxima. Em São Bento do Sul o intervalo é um pouco menor, mas é 80KM mais distante.
É em São Bento do Sul, aliás, onde está a médica perita que usava um atestado médico para não atender em Canoinhas. Este atestado, aliado ao fato da aposentadoria do médico Vagner Pelagio, colocou todos os canoinhenses e moradores da região que necessitam do INSS em um limbo. Veio a pandemia e agora nem os demais atendimentos são realizados na agência de Canoinhas. A recomendação é que o cidadão baixe e agende os serviços por meio do aplicativo Meu INSS. A precariedade do acesso à internet e as barreiras impostas pelo app tornam a vida do cidadão uma tortura.
Pensando em tudo isso, a vereadora Zenilda Lemos (MDB) propôs a realização de uma audiência pública. A ideia é expor os problemas ocasionados pela falta de médico perito e dos demais atendimentos na agência ante as dificuldades em se usar o atendimento virtual. Sem condições de ser deliberativa, a audiência deve gerar um abaixo assinado exigindo que a Previdência nomeie um médico perito com urgência para atender em Canoinhas. Assista no player acima.