Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Canoinhas está acima da média nacional em índice de gestão fiscal

Últimas Notícias

O índice Firjan considera quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos

- Ads -

Canoinhas está entre os municípios melhor avaliados pelo índice Firjan, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que considera a gestão fiscal das prefeituras. Na pontuação que vai de zero (pior) a um (melhor), Canoinhas está com 0,7374 pontos, o que garante a posição 1.087 no quadro nacional e a posição 192 entre os 295 municípios catarinenses. O estudo é feito a partir das contas do ano fiscal anterior, 2020.

Os dados consideram 5.239 municípios e a média da pontuação foi de 0,5456, o que revela que o desempenho de Canoinhas está acima da média nacional. O relatório publicado pela Firjan na semana passada destaca a preocupação com os dados fiscais de 34% dos municípios brasileiros, que não conseguem equilibrar as contas.

O índice Firjan considera quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. E Canoinhas possui bom desempenho geral, principalmente no último ano.

Com a Autonomia é avaliada a capacidade do município em suprir os custos da Câmara de Vereadores e da estrutura administrativa da Prefeitura a partir da arrecadação local. Nesse quesito, desde 2013 o município atinge grau de excelência (superior a 0,8), sendo que em 2015, 2017, 2019 e em 2020 atingiu a pontuação máxima. Isso indica que não há necessidade de receitas extras para custear a máquina pública.

Evolução anual do quesito autonomia/Reprodução

O indicador Gastos com Pessoal toma por base quanto da Receita Corrente Líquida (RCL) os municípios gastam com o pagamento da folha de pessoal, ou seja, os servidores. A Firjan preconiza que o número não seja elevado (menos de 50%) para que assim a verba possa ser aplicada em outras áreas. Nesse quesito, Canoinhas tem desempenho mediano na série histórica, com bons desempenhos em 2014, 2015 e em 2020. Nos demais anos (2013, 2016, 2017, 2018 e 2019) a pontuação mostra dificuldades para cumprir com as metas estabelecidas pela Firjan.

Evolução anual dos Gastos com pessoal/Reprodução

Quando se fala na Liquidez dos municípios, considera-se o total de contas que a gestão tem a pagar em relação com os recursos em caixa disponíveis para cobrir as contas no exercício seguinte. Esse é um aspecto em que Canoinhas vem tendo bons desempenhos a partir de 2014. Em 2013, a pontuação mostrou Dificuldades no manejo desses recursos, o que se converteu em Boa Gestão de 2014 a 2016 e atingiu grau de excelência de 2017 a 2019, com a pontuação máxima. Já na última atualização, de 2020, o município regrediu para a casa da Boa Gestão.

Evolução anual de liquidez/Reprodução

Com relação aos Investimentos, como o próprio nome diz, afere-se o percentual de toda a receita do município destinada a novos investimentos. Esse é o indicador em que Canoinhas apresenta as maiores dificuldades na série histórica, tendo ficado em condição crítica em 2018, mas com forte recuperação em 2019 e 2020. Em 2013, 2015 e 2017 a Firjan aponta que a gestão teve Dificuldade, enquanto que o ano eleitoral de 2016 foi atípico, quando o município atingiu grau de Excelência em investimentos.

Dados gerais de Canoinhas em 2020/Reprodução

O relatório da Firjan aponta que muitos municípios tiveram melhora nos indicadores devido às verbas extraordinárias que receberam por conta da pandemia, o que a série histórica mostra não ser a realidade de Canoinhas, que nos números gerais se caracteriza pela Boa Gestão dos recursos.

Evolução anual de Canoinhas desde 2013/Reprodução
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?