Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Audiência pública vai discutir falta de médico perito no INSS de Canoinhas

Últimas Notícias

Entidades serão mobilizar a cobrar posicionamento do Governo Federal

REAÇÃO

- Ads -

Desde 2017 sem um médico perito no INSS, segurados de Canoinhas penam com longas viagens a cidades vizinhas que, não bastasse o inconveniente da distância, podem ter consultas agendadas para daqui a quatro meses. É o caso de Mafra, cidade mais próxima. Em São Bento do Sul o intervalo é um pouco menor, mas é 80KM mais distante.

É em São Bento do Sul, aliás, onde está a médica perita que usava um atestado médico para não atender em Canoinhas. Este atestado, aliado ao fato da aposentadoria do médico Vagner Pelagio, colocou todos os canoinhenses e moradores da região que necessitam do INSS em um limbo. Veio a pandemia e agora nem os demais atendimentos são realizados na agência de Canoinhas. A recomendação é que o cidadão baixe e agende os serviços por meio do aplicativo Meu INSS. A precariedade do acesso à internet e as barreiras impostas pelo app tornam a vida do cidadão uma tortura.

Pensando em tudo isso, a vereadora Zenilda Lemos (MDB) está propondo a realização de uma audiência pública no dia 19 de novembro, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. A ideia é expor os problemas ocasionados pela falta de médico perito e dos demais atendimentos na agência ante as dificuldades em se usar o atendimento virtual. Sem condições de ser deliberativa, a audiência deve gerar um abaixo assinado exigindo que a Previdência nomeie um médico perito com urgência para atender em Canoinhas. “Sabemos que um concurso está distante, mas se cedemos a médica perita de Canoinhas para São Bento do Sul, por que outro médico não ocupou a vaga aqui?”, questiona o vereador Marcos Homer (Podemos).



EFEITOS COLATERAIS

O Governo Bolsonaro é avesso a concursos públicos e assumiu com o mote do enxugamento da máquina pública. Em certos setores, há razão, mas certamente não no caso da Saúde e Previdência. Outro caso de falta de profissionais porque nenhum concurso foi realizado neste governo, é o da Polícia Rodoviária Federal. Não há agentes disponíveis para o posto de Canoinhas, que segue fantasma.



ARTICULAÇÃO

Vereador Wilmar Sudoski/Biluka/Divulgação

Ao voltar dos Emirados Árabes Unidos, Wilmar Sudoski (PSD) vai focar em emplacar sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas. Apesar de ser governista deve enfrentar fogo amigo dentro de casa. Renato Pike (PL) prefere Maurício Zimmermann (PL).




PARCERIA

Divulgação

Projeto firmado entre a Delegacia de Polícia Civil da comarca de Canoinhas e a Secretaria Municipal da Educação tem por finalidade aproximar crianças e adolescentes do 8º e 9º anos do ensino público de Canoinhas à Polícia Civil, além de demonstrar uma de suas atribuições – a cinotecnia policial, o uso de cães em operações especiais.

A parceria foi fechada nesta quarta-feira, 3, entre o delegado regional de Canoinhas Dr. Eduardo Borges, a secretária de Educação Elaine Cristina Krull, juntamente com diretora pedagógica Liliane Knop Alves Machado e os policiais Affonso Gagliano e Leandro Luciano Vier.




PRESENÇA

Divulgação

Candidata a presidente da OAB/SC para dar sequência a atual gestão, a advogada Claudia Prudêncio estará em Canoinhas nesta sexta-feira, 5, em almoço às 12h para o lançamento da “Chapa n° 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, no Restaurante Chef & Chef. Claudia preside a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e estará com os candidatos a vice-presidente da OAB/SC, Eduardo Mello, e à presidência da CAASC, Juliano Mandelli.



CANDIDATOS

Canoinhas também vai eleger nova diretoria para a seccional da OAB. Estão na disputa os candidatos Renato Mattar Cepeda (que busca a reeleição) e Marco Antônio Soares Machado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?