A secretária avalia a participação de todos como produtiva
Os avanços conquistados e desafios da educação em Canoinhas para os próximos anos foram temáticas abordadas durante a IV Conferência Municipal de Educação realizada nesta semana.
Com o tema, “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o evento neste ano foi realizado on-line nos dias 26 e 27, mas também caráter deliberativo.
“Foi momento para debatermos as políticas públicas educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino e para avaliação das metas previstas no Plano de Educação de Canoinhas para o período de 2015-2024”, comenta a secretária de Educação, Eliane Krull.
A secretária avalia a participação de todos como produtiva. Pudemos avaliar o atual plano e também propor sugestões de metas municipais para o período de 2024-2034, sempre almejando uma educação de qualidade”, afirma.
Prefeito Beto Passos participou da abertura dos trabalhos, no dia 26: “tenho a certeza absoluta de que quando se discute educação através de pessoas dedicadas e apaixonadas pela causa, os resultados serão os melhores e vão chegar até nossas crianças, adolescentes e jovens”.
SOBRE O CONAE
A etapa municipal da IV Conae foi organizada pelo Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação, de acordo com a orientação regional, estadual e nacional. Foi dividido em três eixos: eixo 1 “O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas”. Eixo 2: “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação”. Eixo 3: “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”.
A conferência teve palestra magna no dia 26 com o professor Claudio Luiz Orço, promovida pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e contou com a participação de 104 delegados representantes dos segmentos da educação básica, ensino superior, educação profissionalizante e diversidade.
No período da tarde, os delegados discutiram os eixos do documento referência em salas de reuniões virtuais, puderam fazer as suas contribuições e também deliberaram sobre as propostas resultantes das etapas preparatórias, Conae na Escola, que aconteceram nas instituições de ensino pública e privada, das redes federal, estadual e municipal.
No dia 27 de outubro, reuniram-se para a plenária final, aprovação do documento final e eleição dos delegados para a etapa regional.