Acredita-se que a contaminação se deu com presos que foram trazidos de outras cidades
A Cadeia Pública de São Mateus do Sul ficará fechada pelo prazo de 15 dias, após a confirmação de que três detentos testaram positivo para a covid-19.
Os testes foram refeitos na sexta-feira, 10, e se constatou que nenhum agente penitenciário se contaminou com o vírus, tendo em vista que todos já tomaram a segunda dose da vacina.
De acordo com o Conseg, acredita-se que a contaminação se deu com presos que foram trazidos de outras cidades, já que eles ainda não estavam vacinados.
A coordenação do Depen confirmou que o local deverá ficar fechado para melhor atenção e tratamento, caso surjam situações clínicas, devendo o fluxo ser encaminhado de maneira provisória à Cadeia Pública de Rio Negro até o dia 14 de setembro.
Entre os dias 14 e 27 de setembro, os presos serão encaminhados à Cadeia Pública de Cândido de Abreu, seguindo protocolos e determinação da Coordenação Regional de Francisco Beltrão/Guarapuava.
Ainda segundo a nota, nesta segunda-feira, 13, o diretor clínico do Complexo Médico Penal estará na unidade para verificação dos protocolos de Saúde e demais formalidades.
Justiça determina proibição do ingresso de novos detentos
Após a confirmação de três casos positivos da covid-19, a Justiça divulgou a Portaria 10/2021, que proíbe o ingresso de novos detentos no setor de carceragem da 3º Subdivisão Policial da comarca de São Mateus do Sul, pelo prazo inicial de 40 dias.
O artigo 2º ainda determina “a liberação de detentos que já se encontram na unidade prisional e que possuam determinação judicial nesse sentido (alvará de soltura), seja realizada com determinação para que o liberto comprometa-se a realizar no prazo de 24 (vinte e quatro) horas exame da covid19 e, sendo possível, que a autoridade policial libere o mesmo nas proximidades de unidade de saúde capacitada para a realização do teste.”