segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Comissão de Trabalho acata projeto para elucidação de possíveis crimes sexuais

Últimas Notícias

Cartórios terão de informar ao MPSC registros de nascimentos realizados por pais menores de 14 anos

- Ads -

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público apresentou, na manhã desta quarta-feirad, dia 1.º, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) PL 13/2021, que obriga os cartórios de registro civil do estado a informar ao Ministério Público Estadual o registro de nascimento realizado por pai e/ou mãe menor de 14 anos, na data do nascimento do bebê.

O objetivo da proposta, de iniciativa do deputado Ivan Naatz (PL), é permitir que o MP tenha ciência de eventuais nascimentos que sejam fruto de estupro de vulnerável.

O projeto foi aprovado por unanimidade de votos, seguindo o parecer favorável apresentado pelo deputado Jair Miotto (PSC). ”A proposta atende o interesse público vez que, em última análise, consubstancia-se em mecanismo de auxílio na elucidação de possíveis violências sexuais perpetradas contra crianças e adolescentes, garantindo-lhes, assim, maior segurança e proteção.”

No parecer, Miotto também destacou as manifestações positivas ao projeto enviadas pela Delegacia-Geral de Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Ministério Público de SC. Ele também acatou uma emenda substitutiva global apresentada no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para adequação do texto à técnica legislativa.

A próxima etapa na tramitação do PL 13/2021 é a Comissão de Direitos Humanos, de onde segue para a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.




Critérios para a concessão de honrarias
Também por unanimidade, foi acatado o PL 180/2019, de autoria do  deputado Bruno Souza (Novo), que veda a concessão, pelo Poder Público catarinense, de honrarias, comendas, condecorações e homenagens, incluído o Título de Cidadão Catarinense, a cidadãos considerados inelegíveis pela Lei Complementar 64 de 18 de maio de 1990. Pela proposta, também serão consideradas nulas as honrarias já entregues aos implicados sob a referida legislação.

A decisão teve por base o encaminhamento proposto pelo relator da matéria, deputado Julio Garcia (PSD), pela viabilidade da proposta e o seu interesse social. O parlamentar também incorporou ao seu parecer, emenda substitutiva global da CCJ que delimita a restrição ao período em que durar a inelegibilidade do cidadão visado para o recebimento de honraria.

O texto segue agora para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?