Paciente de 52 anos, morador de Joinville, que teve diagnóstico confirmado de covid-19, em fevereiro
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), informou que na sexta-feira, 28, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina (CIEVS/SC) recebeu notificação da Secretaria de Saúde de Joinville sobre a suspeita de um caso de mucormicose, infecção conhecida popularmente como ‘fungo negro’, em um paciente de 52 anos, morador de Joinville, que teve diagnóstico confirmado de covid-19, em fevereiro. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde de Joinville e está sendo acompanhado pela Dive.
“Assim que tomamos conhecimento do caso, seguimos o protocolo e informamos imediatamente ao Ministério da Saúde que emitiu um alerta nacional por meio da rede CIEVS dos estados. Além desse procedimento, continuamos acompanhando e prestando apoio ao município de Joinville na investigação do caso”, informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.
Em nível mundial, diversos estudos estão sendo realizados para verificar possíveis relações entre a mucormicose e pacientes com covid-19, especialmente os que apresentam quadros de comorbidades e situação de imunossupressão.