domingo, 5

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Pesquisas do IFSC Canoinhas são apresentadas em evento nacional da área de alimentos

Últimas Notícias

Trabalhos envolvem pesquisas realizadas por estudantes dos cursos técnico integrado em Alimentos e superior de tecnologia em Alimentos

- Ads -

 

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve três projetos apresentados no 11.º Simpósio de Alimentos (Sial), realizado virtualmente de 24 a 26 de março, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com a participação de profissionais e estudantes de todo país. Os trabalhos são do Câmpus Canoinhas e envolvem pesquisas realizadas por estudantes dos cursos técnico integrado em Alimentos e superior de tecnologia em Alimentos, nas cadeias produtivas de carne, leite e ovos. A exposição dos trabalhos foi realizada na forma de resumo gráfico.

 

 

 

“Como o tema do Sial deste ano foi produção de alimentos, saudabilidade e a sustentabilidade ambiental, as palestras e os trabalhos conseguiram fazer uma discussão importante sobre as relações entre alimentação, saúde e cuidado com o meio ambiente, produção de alimentos e valorização da produção regional e entre indústria e tecnologia”, conta a coordenadora do curso de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas, Cleoci Beninca.

 

 

 

Professora Cleoci foi orientadora do trabalho “Influência da contagem de células somáticas na composição do leite cru: estudo de caso em uma cooperativa do Planalto Norte catarinense”, desenvolvido pelas alunas Ana Carolina Massaneiro, Emily Fantim, Luana Tavares, Mônica Preto e Poliana Rover.

 

 

 

“Junto de minhas colegas, estudamos uma necessidade regional, porque não há muitos trabalhos de pesquisa sobre esse assunto aqui no Planalto Norte. Apresentamos resultados que podem agregar e contribuir para o conhecimento dos produtores, na melhoria da qualidade da matéria prima, e também para o desenvolvimento econômico da região”, explica Mônica, que acabou de concluir o curso técnico integrado em Alimentos.

 

 

 

Também com foco na produção regional, Monique Ostrosky pesquisou o “Desenvolvimento de linguiça calabresa incorporada de fonte de fibra alimentar (Psyllium)”, tema de seu trabalho de conclusão do curso superior de tecnologia em Alimentos. A pesquisa contou com contribuições dos egressos João Vitor Silva e Mariane Munhoz e orientação das professoras Joyce Borowski, Juliana de Almeida e Fernanda Macagnan.

 

 

 

Conforme Monique, o projeto é importante por possibilitar a elaboração de produtos cárneos enriquecidos com fibras, mais funcionais e com redução do teor de gordura. “O projeto também teve importância por agregar pontos positivos para a ciência e tecnologia de alimentos e ainda para o crescimento da minha carreira profissional, pessoal e acadêmica”, complementa.

 

 

 

Para a colega de turma Larissa Quadros, participar de um projeto de pesquisa também foi importante. “A pesquisa despertou o interesse em seguir na vida acadêmica. Conseguir uma submissão em um evento como o Sial traz o sentimento de dever comprido. Senti que fiz o trabalho bem feito e que ele foi reconhecido”, comenta Larissa, que apresentou o trabalho “Qualidade de ovos comerciais: influência da umidade relativa e do tempo de armazenamento”, orientado pelos professores Luciano Malfatti e Joyce Borowski.

 

 

 

“Enquanto consumidores, compramos ovos no supermercado, onde estão armazenados em temperatura ambiente e umidade relativa variável, e refrigeramos apenas em casa. Porém, existem poucos estudos sobre como a parte físico-química do ovo altera durante o armazenamento enquanto ocorre a comercialização”, explica. “Com a pesquisa conseguimos estudar a influência do ambiente externo (temperatura e umidade) no ovo e concluímos ser inviável fazer a refrigeração durante essa comercialização, pois iria aumentar o gasto do produtor, do transporte e, consequentemente, do valor final”, enfatiza Larissa.

 

 

 

INGRESSO VIA SISU

Para quem se interessou pelo curso superior de tecnologia em Alimentos, o ingresso nos cursos superiores do IFSC é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 

 

Para este primeiro semestre, o IFSC terá 1.993 vagas em 52 cursos superiores. As inscrições serão de 6 a 9 de abril, exclusivamente na página do Sisu.

 

 

 

O curso de tecnologia em Alimentos está disponível nos câmpus Canoinhas e São Miguel do Oeste, com quarenta vagas cada. Já o Câmpus Urupema oferta o curso de Engenharia de Alimentos, com vinte vagas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?