segunda-feira, 18

de

outubro

de

2021

ACESSE NO 

Vereadores de Canoinhas lançam campanha para arrecadar absorventes higiênicos

Últimas Notícias

- Ads -

Ideia é criar pontos de coleta

POBREZA MENSTRUAL

Os vereadores Tatiane Carvalho (MDB), Juliana Maciel (PSDB), Marcos Homer (Podemos) e Zenilda Lemos (MDB) lançaram uma campanha de arrecadação de absorventes higiênicos para distribuição a mulheres carentes de Canoinhas. A ideia, segundo explicou Tatiane na sessão de segunda-feira, 11, é criar pontos de coleta em locais estratégicos. “Já conversamos com alguns comerciantes da cidade que vão abraçar a campanha”, disse Tatiane. Ela pediu apoio aos demais colegas.

Juliana apelou para a sensibilidade dos colegas e lembrou que a solução é paliativa. “Por um mês ou dois conseguimos ajudar, mas as mulheres menstruam todo o mês, então é preciso haver uma política contínua de ajuda a essas mulheres carentes”, lembrou cobrando das autoridades uma solução mais longeva. Juliana citou a manifestação do governador Carlos Moisés que anunciou na semana passada, depois de o presidente Jair Bolsonaro vetar projeto aprovado no Congresso, que distribuiria 600 mil absorventes pelo Estado. Segundo a vereadora, até o momento esse número segue apenas na promessa. “Nada de efetivo foi anunciado”, destacou.

Zenilda disse que saúde feminina é também saúde pública e lembrou que o investimento não é “sobrenatural” e sugeriu que o Município deveria abraçar a causa.

Osmar Oleskovicz (PSD) disse que na Educação, pasta que comandou por anos, a maioria dos gestores são mulheres e sempre que procuradas por alunas carentes, a comunidade escolar se mobiliza para comprar absorventes higiênicos. “Falei com a secretária de Educação Tinha e ela me disse que sempre que preciso são comprados os absorventes”. Ele, contudo, elogiou a iniciativa e disse que é possível sim melhorar o tratamento dessa questão.

Silmara Gontarek (PSL) também se solidarizou e, como proprietária de mercado, disse que vai pedir a fornecedores uma bonificação para doar para a campanha.

Gil Baiano (PL) também prestou apoio à iniciativa.




ARTICULAÇÃO

Vice-prefeito Renato Pike (PL) já decidiu quem será seu ungido para a presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas em 2022. Lançado por ele na política, Maurício Zimmermann (PL) deve emplacar se o Governo mantiver a atual base até o fim do ano.




CIDADÃO DE BEM

Desde que o presidente Jair Bolsonaro decidiu que armar a população é uma boa para reduzir a criminalidade nenhum bandido foi morto ou rendido por nenhum cidadão de bem de Canoinhas. Um médico e um advogado, só pra ficar nas últimas duas semanas, atiraram em praça pública para intimidar desafetos, contudo.




R$ 1,8 bilhão

É quanto movimentou a exploração comercial de florestas plantadas em SC no ano passado




MOTIVOS

Maurício Vieira/Secom/Arquivo

O processo seletivo para a contratação de professores em caráter temporário (ACTs) para a rede estadual de ensino em Santa Catarina teve 75.995 inscritos. O número é mais que o dobro do registrado em 2018, na seleção mais recente feita pela secretaria de Estado da Educação. Naquela época, foram 36.212 interessados nas vagas. O principal motivo apontado pela pasta para a alta procura é o salário. Recentemente, o governo aprovou na Alesc o novo piso para professores com formação em ensino superior e 40 horas/aula. Por isso, a remuneração-base passou a ser de R$ 5 mil.