Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

quinta-feira, 23

de

janeiro

de

2025

ACESSE NO 

Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

Veja o que deve mudar no Celular Seguro para prevenir furtos e roubos

Últimas Notícias

Haverá a possibilidade de identificar restrições ao aparelho

- Ads -
- Ads -

Lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2023, o sistema Celular Seguro consiste em uma ferramenta para que aparelhos celulares furtados ou roubados possam ser bloqueados pelo próprio dono, ou pessoas de confiança previamente cadastradas, de maneira ágil e descomplicada. A nova versão do sistema pretende proporcionar também a possibilidade de recuperação do aparelho.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Estado de Santa Catarina registrou 22.020 furtos ou roubos de aparelhos celulares no ano de 2023.

No mês de agosto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, montou um grupo de trabalho junto de governos de 11 unidades da federação para iniciarem testes da atualização da ferramenta. Caso o resultado seja positivo, a proposta é expandir para todo o território nacional.

Na versão atual do sistema, só há a possibilidade de bloqueio completo do aparelho celular. Na nova versão, ainda a ser validada, vai trazer opções para o bloqueio total, de aplicativos, aparelho e chip, ou apenas aplicativos e o chip sem necessariamente bloquear o aparelho.



RECUPERAÇÃO

A partir da atualização que permite o bloqueio apenas dos aplicativos e do chip, haverá também um “modo de recuperação”, no qual o sistema do Celular Seguro será informado automaticamente caso um novo chip seja instalado no aparelho furtado ou roubado.

Os planos do ministério da Justiça ainda contém a proposta de que qualquer pessoa possa verificar, ao comprar um aparelho, se há alguma restrição ao celular relacionada a ocorrências relacionadas a furto ou roubo.

A verificação será feita por meio de consultas à base nacional de boletins de ocorrência e por uma parceria entre o ministério e a Anatel.

- Ads -
JMais no WhatsApp?