sexta-feira, 1

de

julho

de

2022

ACESSE NO 

Vazamento de dados: Aprenda como proteger a sua empresa

Últimas Notícias

- Ads -

Com várias novidades tecnológicas de segurança da informação no mercado, por que os ataques não diminuem?

A cada ano que passa os ataques cibernéticos ainda continuam presentes no nosso cotidiano. Na verdade, esses números só aumentam com o passar dos anos.

Segundo os dados do MZ Group, compilados a partir de informações divulgadas pela Comissão de Valores Mobiliários, dos EUA, mostram um aumento de 220% nos ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

O que levanta a seguinte questão: com várias novidades tecnológicas de segurança da informação no mercado, por que os ataques não diminuem?

Há duas razões principais para isso: Primeiro, à medida que as técnicas de proteção se tornam mais sofisticadas, o mesmo acontece com as técnicas usadas pelos crackers

Aliás, um dos principais fatores que contribuem para os ataques é a exposição acidental de dados da empresa. Ou seja, os vazamentos de informações geralmente são causados ​​por erros humanos, acidentais ou não. 


ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER OS DADOS

Vazamento de dados é quando acontece uma exposição indevida (na maioria das vezes de forma acidental) de dados sensíveis da empresa. Pode ocorrer tanto com os dados que estão armazenados na nuvem quanto para dados armazenados em dispositivos físicos, como o servidor ou o armazenamento local.

Esses vazamentos em si podem ser inofensivos, porém, o maior problema é que eles abrem uma brecha de segurança para as pessoas mal-intencionadas infiltrarem na sua rede ou servidor. Se um cibercriminoso descobrir qualquer violação de dados, ele poderá usar essas informações para preparar um ataque maior na sua empresa.

De outro modo, os cibercriminosos não causam vazamentos de dados, eles simplesmente detectam os vazamentos e exploram para iniciar seus ataques. Muitas vezes, os responsáveis pela exposição de dados são pessoas que atuam como funcionários, fornecedores ou visitantes que utilizam a rede da organização.


COMO EVITAR VIOLAÇÕES DE DADOS

Nós da Studio Silver separamos algumas medidas de segurança que permitem minimizar ou até mesmo eliminar o risco de violações de dados em sua empresa.

1 –  CRIE ALGUMAS NORMAS DE SEGURANÇA DENTRO DA SUA EMPRESA

Primeiramente, você precisa estabelecer práticas e políticas básicas de segurança. Por exemplo: utilizar senhas fortes e diferentes, restrições apropriadas sobre o manuseio dos computadores e limitar o acesso aos dados e informações sensíveis.


2 – CONTROLE O ACESSO AOS COMPUTADORES

Permita apenas que os funcionários acessem os computadores da empresa e certifique-se de criar uma conta para cada funcionário que for acessar o respectivo computador.


3 – TENHA UM FIREWALL NA SUA CONEXÃO

O firewall vai ser um dispositivo a mais de segurança na sua empresa, porque ele verifica quem tem permissão para entrar ou sair de uma rede de computadores e bloqueia o acesso indevido em uma conexão entre dispositivos.


4 – CONFIGURE E PROTEJA SUAS REDES WI-FI

Se os aparelhos que acessam sua rede Wi-Fi estiverem infectados, eles podem passar o problema para sua rede, por conta disso, certifique-se de que a sua rede esteja realmente segura, criptografada e oculta, configurando o ponto de acesso sem fio ou roteador, para não transmitir o Service Set Identifier (SSID).


5 – TREINE TODA A SUA EQUIPE

Por último, é interessante que toda a sua equipe procure conhecer sobre como se proteger de possíveis ataques na sua empresa. Portanto, certifique-se de estabelecer uma cultura de treinamentos sobre segurança de dados, fornecendo suporte e garantindo que os funcionários se sintam capacitados.


CONCLUSÃO

O vazamento de dados é um problema sério e não afeta apenas as grandes empresas. Se você tem uma pequena ou média empresa, também precisa proteger seu ativo mais importante: suas informações.

Esperamos que este conteúdo esclareça suas preocupações sobre violações de dados e nossas dicas ajudem você a ter uma empresa mais segura e protegida.


Quer ler mais artigos como esse? Acesse esse Link

Escrito por: Tiago de Lima Schermack
Desenvolvedor Web – Studio Silver