quinta-feira, 23

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Vacinação contra covid em Canoinhas deve começar até quinta-feira, diz prefeito

Últimas Notícias

- Ads -

Haverá oito postos de Saúde oferecendo a vacina; profissionais da Saúde e idosos serão prioridade

 

Em live transmitida às 6 horas desta segunda-feira, 18, o prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD) e a secretária de Saúde da cidade, Kátia Oliskovicz, detalharam o início da campanha de vacinação contra o coronavírus em Canoinhas. O uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, recebeu o aval da área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo, 17.

 

 

 

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira, 18, que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.Como Canoinhas fica no interior do Estado, o prefeito Passos calcula que as primeiras doses cheguem à cidade, no máximo, até quinta-feira, 21.

 

 

 

Segundo a secretária de Saúde de Canoinhas, a regional de Mafra deve receber as doses de vacina do Estado, que, por sua vez, receberá as vacinas do Governo Federal. “Sobre seringas e agulhas, nós já havíamos programado uma compra em agosto. Por mais que o Governo do Estado tivesse prometido este material, nos precavemos”, explicou. “Nossas equipes estão preparadas para o armazenamento e distribuição das vacinas”, garantiu.

 

 

 

 

Serão oito postos de saúde e 22 vacinadores que procederão a vacinação em um primeiro momento. Os postos foram elencados pela secretária: Campo d’Água Verde, Água Verde, unidade central, Alto da Tijuca, Cohab 1, Alto das Palmeiras, Cristo Rei e da Piedade. Foi organizado, ainda, um roteiro para o interior e para Marcílio Dias. “Vamos divulgar os horários quando chegar a vacina”. Kátia calcula que a entrega das doses deve demandar pelo menos dois dias, podendo se iniciar a campanha na quarta-feira, 20.  “Se a vacina chegar na quarta-feira, imediatamente começamos a vacinação”, disse Passos.

 

 

 

A secretária destacou que os trabalhadores da Saúde serão os primeiros a receber a vacina, um contingente de 364 funcionários da Secretaria de Saúde mais 250 do Hospital Santa Cruz, além das clínicas particulares. Para receber a vacina, será preciso que os trabalhadores apresentem comprovante do vínculo empregatício. Kátia e Passos não sabem ainda, no entanto, quantas vacinas devem ser enviadas a Canoinhas.

 

Reprodução O Globo

 

Os idosos acima dos 75 anos serão outro público que receberá a vacina prioritariamente. Quem tem mais de 60 anos e mora em instituições como o Lar de Idosos de Canoinhas também serão priorizados. Embora os indígenas estejam no primeiro grupo, Katia ressalta que não há nenhum indígena cadastrado no sistema de saúde da cidade.

 

 

 

 

A secretária apelou que a população respeite as fases de vacinação e não procure os postos se não pertencerem ao grupo que está sendo atendido.