terça-feira, 16

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Troca de farpas entre Colombo e Moisés antecipa disputa eleitoral

Últimas Notícias

- Ads -

Moisés está no trecho em busca de popularidade

RIVAIS

- Ads -

Aumentou a temperatura entre o governador Carlos Moisés (sem partido) e o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) nesta semana. À medida que Moisés vem percorrendo o Estado em busca de popularidade para se cacifar para a eleição do ano que vem, Colombo vem se pronunciando mais incisivamente. Isso porque o esporte preferido dos atuais governantes é falar mal de quem os antecedeu, no caso de Moisés, claro, o próprio Colombo.

Na segunda-feira, 20, em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma, Colombo disparou contra Moisés. Entre outras coisas, destacou o que chamou de “geladeira vazia” das pessoas mesmo com o cofre cheio do Estado.

No dia seguinte, Moisés postou duas imagens (veja abaixo) de viaturas da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). Em uma das fotos estão carros adquiridos na gestão do pessedista e outras na gestão do atual governador. Moisés legendou: “Antes: viaturas adquiridas em 2013, algumas já leiloadas como sucata. Mas ainda deixam um legado: um financiamento que vai até 2036, com juros. Agora: viaturas novas, entregues neste ano. Todas pagas”.

Como resposta ao post de Moisés, Colombo manteve o tom de comparação, mas seguiu na sua linha de críticas e citou o imposto sobre o gás de cozinha: “2013, gás de cozinha com isenção de imposto (alíquota de ICMS em 7%). 2019, gás de cozinha perdeu a isenção e o imposto ficou 140% maior”.

O bate boca virtual antecipa a disputa de 2022 que pode não ter Colombo em busca da retomada do poder, mas que certamente terá Moisés em busca da reeleição.



APRENDIZ DE BOLSONARO

Prefeito Beto Passos (PSD) não simpatiza com todas as práticas do bolsonarismo, mas algumas não só gosta como mimetiza. É o caso da aversão de Bolsonaro a imprensa que ousa criticá-lo.

Passos proibiu seu secretariado de citar o portal JMais em falas públicas. Exemplo disso foi a citação de Osmar Oleskovicz (PSD) a enquete promovida pelo site que ouviu 401 internautas. A avaliação da Educação foi a melhor entre as Secretarias do Município. Para o vereador, a enquete foi “uma recente pesquisa”, e só.


FURANDO A BOLHA

Renato Pike (PL) ousou gravar entrevista com a coluna na semana passada, mas, como diz Bolsonaro, “vice é igual cunhado, né? Você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado embora”




INFLUENCIADORA

Divulgação

A canoinhense Cláudia Müller, influenciadora digital do canal Plantando por Aí, que teve uma treta forte com o prefeito Beto Passos (PSD) por causa da repaginada da praça Lauro Müller, está entre os Top3 Influenciadores do ano em Santa Catarina, pelo voto popular do Prêmio iBest 2021. A votação popular para a escolha do vencedor vai até o dia 24 de outubro, pelo site do Prêmio iBest.




NA MÍDIA

Reprodução

Reportagem da revista Veja que mostra Santa Catarina como o estado onde o bolsonarismo é mais forte no Brasil destaca o canoinhense Francisco Burgardt, o Chicão, como um dos expoentes do movimento. Um dos articuladores dos atos de 7 de setembro, o presidente da União Brasileira dos Caminhoneiros ganhou destaque por ter sido recebido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto para tratar da paralisação dos caminhoneiros.



IPVA

Por 13 votos a 10, os deputados estaduais de Santa Catarina mantiveram o veto do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) ao aumento do valor do IPVA destinado a obras nas rodovias estaduais. A proposta do deputado Fabiano da Luz (PT) havia sido aprovada na Assembleia Legislativa (Alesc), mas o Executivo rejeitou ao alegar inconstitucionalidade por ser competência privativa do governador, além de vincular a aplicação de receitas. Pelo texto do parlamentar, haveria um salto de 10% para 30% do percentual de impostos para a manutenção e conservação das estradas.



DIGITAL

Uma sessão depois de ter rejeitado requerimento que pedia relatório dos empenhos emitidos da Prefeitura Municipal e Fundos Municipais (ordinários e globais) referentes aos exercícios do ano de 2017 até a presente data, além de relatório dos saldos em caixa da Prefeitura nos meses de janeiro do ano de 2017 até a presente data, o vereador Willian de Lima refez o pedido. Desta vez, contudo, ele pediu os relatórios no formato digital.


REAJUSTE

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Legislativa, foi debatida a emenda do deputado Jessé Lopes (PSL) ao projeto de lei complementar do Governo do Estado que prevê o reajuste salarial dos servidores da área da segurança pública do Estado.



PREMIADA

Divulgação

A desembargadora Rosane Portella Wolff, que já atuou como juíza na comarca de Canoinhas, irá receber o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância.  É a maior honraria concedida pelo município de Forquilhinha, terra natal de Zilda Arns, a pessoas e entidades de renome nacional e internacional com atuação destacada nesta área.  A cerimônia está marcada para o dia 6 de outubro, no Auditório do Hotel Oma Zita. Rosane é responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), do Judiciário catarinense.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?