Três Barras registra primeira morte; Canoinhas lota vagas de UTI para covid


Central de Triagem de pacientes Covid do Hospital Santa Cruz/Edinei Wassoaski/JMais

Hospital Santa Cruz chegou a ampliar número de leitos porque nem todos estão entubados

 

 

 

Com 284 casos confirmados de covid-19, a cidade de Três Barras registrou a primeira morte neste domingo, 26, de paciente acometido pelo coronavírus. Trata-se de um homem de 74 anos que apresentava comorbidades, ou seja, outras doenças. Ainda neste domingo, outro paciente que sofria de um câncer e tinha recém se recuperado da covid-19 depois de passar pela ala destinada a tratar a doença no Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) veio à óbito. Como ele já havia se recuperado da covid-19, não entra para a estatística.

 

 

 

O paciente de Três Barras estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do HSCC desde o dia 18 de julho. Há seis meses ele havia passado por procedimentos de cateterismo e angioplastia.

 

 

 

Antes de ser transferido, o morador do bairro Zilda Pacheco/Argentina passou por avaliação médica no Centro de Triagem de Síndrome Gripal e ficou internado na sala 2 covid-19 do Pronto Atendimento Municipal.

 

 

 

 

Na manhã desta segunda-feira, 28, Canoinhas registrou a quarta morte devido à covid-19. Trata-se de um homem de 66 anos com comorbidades.

 

 

Neste fim de semana o HSCC ultrapassou 100% de sua capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes com covid-19. Isso foi possível porque dos oito internados (a capacidade é para cinco), apenas dois estão utilizando respiradores. Há perspectiva de que mais dois pacientes sejam entubados nesta segunda, o que complica ainda mais a situação, restando, portanto, somente um dos cinco respiradores livre. Se cinco pacientes necessitarem de entubação, o HSCC começará a transferir outros casos que precisem de respiradores.

 

 

 

 

Mafra, cidade mais próxima com leitos de UTI, está com 71,4% de ocupação de leitos de UTI. O Hospital São Vicente de Paulo tem quatro dos 10 leitos, disponíveis.

 

 

 

 

Já em São Bento do Sul, com cinco vagas credenciadas no Hospital Sagrada Família, também está com 100% de lotação. Joinville, de onde já vieram pacientes para o HSCC, tem 97,5% de ocupação de leitos de UTI. Há apenas duas vagas disponíveis. Cidade paranaense mais próxima de Canoinhas com um só leito para covid-19, União da Vitória já está com a vaga ocupada. O Vale do Itajaí tem 75% de ocupação.

 

 

 

Acompanhe os números do coronavírus na região de Canoinhas

 

 

 

 

ESTADO

Há 68.730 casos confirmados de covid-19 em Santa Catarina, dos quais 57.424 já estão recuperados e 10.399 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 26. O coronavírus causou 907 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,32%.

 

 

Há 289 municípios com ao menos um caso confirmado e 145 com registros de óbitos. A maior quantidade de pacientes com covid-19 está em Joinville, que contabiliza 6118 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (4373), Balneário Camboriú (3664), Chapecó (3409), Itajaí (3221), Florianópolis (2994), Criciúma (2100), Palhoça (2011), Brusque (1772) e Concórdia (1717).

 

 

 

Atualmente, há 1.347 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado, dos quais 1.090 estão ocupados, sendo 474 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 80,9% e há 257 leitos vagos atualmente.

 

 





Deixe seu comentário: