quarta-feira, 24

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Tio de bebê morto em União da Vitória diz que pisou por descuido na criança

Imagem:VVale

Últimas Notícias

- Ads -

Casal que tinha guarda do bebê foi preso nesta sexta

- Ads -

Foi preso na cidade de Curitiba, o casal de tios suspeito de agredir o sobrinho – que posteriormente veio a óbito – no dia 31 de dezembro, em União da Vitória. O casal foi encontrado trabalhando em uma empresa de reciclados. Informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 28, pelo delegado da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, Douglas Carlos Possebon e Freitas.

Em novo depoimento, o tio da criança confessou que pisou por descuido no bebê que estava deitado no chão.

RELEMBRE O CASO

O primeiro dia de 2022 ficará marcado por uma triste notícia no Vale do Iguaçu. Uma família foi destruída, após Emanuel, de um ano e oito meses, vir a óbito e entrar para as estatísticas de violência doméstica no País.

A infeliz realidade não provocou lágrimas em apenas uma pessoa, mas sim em uma multidão que agora clama por justiça. No mesmo dia do ocorrido com Emanuel, os familiares dele prestaram depoimento na 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória (4ª SDP) e um inquérito foi aberto para apurar o caso.

O delegado Chefe da 4ª SDP, Douglas de Possebom e Freitas, em coletiva de imprensa, tornou público o andamento das investigações até a data.

Desde a morte do bebê aconteceram as chamadas “oitivas”, que significa o ato de ouvir as testemunhas ou as partes de um processo judicial. “O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado pelo tio do bebê, dando a entrada de Emanuel na APMI com várias lesões aparentes. Após a realização de exames foram constadas lesões internas na criança, como a ruptura do fígado, o que possivelmente provocou a hemorragia, levando o bebê a óbito. Ou seja, o Emanuel sofreu uma compressão toráxica muito forte ou uma pancada. Foi uma ação violenta e estamos apurando diuturnamente quem a praticou”, explica.

A médica da APMI que atendeu Emanuel no primeiro dia do ano, foi quem acionou as autoridades. O Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitoria foi chamado para fazer o recolhimento do corpo e os exames mais detalhados. Segundo Possebom e Freitas, foram ouvidos os tios da criança que detinham a sua guarda provisória e também a avó paterna. “Os pais de Emanuel não podiam provê-lo, eles foram obrigados a deixá-los sob a guarda dos tios que residem em União da Vitória (no Conjunto Panorama). No local moram também os dois filhos biológicos do casal e os três irmãos de Emanuel. A agressão ocorreu dentro da casa dos tios que detinham a guarda provisória da criança falecida e dos irmãos”.

Após prestar depoimento na delegacia de União da Vitória, o casal que estava com a guarda provisória de Emanuel foi liberado para acompanhar o velório da criança, que ocorreu no sábado. A avó paterna do bebê veio de Barra Velha (SC) para verificar a situação dos netos que, até então residiam por lá. Depois do ocorrido todas as crianças que moravam com o casal foram deslocadas temporariamente para a Casa Abrigo de União da Vitória por meio de uma medida cautelar junto ao Conselho Tutelar.

VERSÃO DO TIO

Possebom e Freitas mencionou o depoimento do tio de Emanuel. “Ele nos contou que preparava o almoço e que as crianças estavam assistindo televisão. O bebê então passou mal; estava vomitando e convulsionou. Foi então que chamou o Samu. Sobre as lesões aparentes, neste caso, as mordidas na face da criança, o tio alegou que foram as outras crianças que o fizeram durante brincadeira. O bebê teve uma lesão grave no fígado; o órgão se rompeu, ou seja, literalmente rasgou. A situação pode ter sido originada em uma ação de soco ou um chute muito violento. As outras crianças presentes na casa passam bem, porém também serão encaminhadas para exame de corpo de delito para verificar se houveram lesões corporais; também serão ouvidas por um psicólogo sobre o ocorrido naquele dia. O Emanuel era o mais novo da casa”, relata.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?