Telefones úteis, recomendações e locais que devo procurar em caso de suspeita de contaminação


Equipe da Saúde de Canoinhas/Divulgação

JMais preparou um guia de serviços para moradores de Canoinhas e região

 

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

 


CANOINHAS

 

PROCURE O SERVIÇO MÉDICO: Se tiver febre alta persistente, dificuldade para respirar, tosse e irritação na garganta.

 

UNIDADE BÁSICA DO CAMPO D’ÁGUA VERDE: É o Centro de Referência Municipal para atendimento de casos suspeitos de coronavírus em Canoinhas.

Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 7h à meia-noite, para atendimento de casos sintomáticos respiratórios.

Pacientes que apresentam sintomas respiratórios, inclusive crianças e gestantes devem procurar primeiro atendimento nos centros de triagem Covid-19 de cada município. Nos casos de insuficiência respiratória serão encaminhados ao Centro de Referência Covid-19 do Campo d’Água Verde, em Canoinhas, de domingo a domingo. Em situações de insuficiência respiratória grave deve-se acionar Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou se dirigir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas mais próxima.

 

 

 

NÃO SAIA DE CASA: Se tiver sintomas respiratórios leves como coriza e mal-estar momentâneo, permaneça em isolamento social. Mantenha-se hidratado, bem alimentado e durma bem. Vá sozinho a locais onde é realmente necessário (mercado, farmácia e posto de saúde). Idosos e pacientes com doenças de risco devem pedir auxílio para necessidades de compra ou outras situações.

 

 

 

FIQUE ATENTO

Estarão fechadas as unidades de saúde do interior de Canoinhas e dos bairros Cristo Rei, Alto da Tijuca, Água Verde e Marcílio Dias.

 

 

 

VACINA DA GRIPE PARA IDOSOS

Estarão disponíveis para a população as salas de vacina da Cohab 3, Cohab 1 e da unidade central para que haja possibilidades de remanejamento de pessoal. A unidade do Campo não terá sala de vacinação em funcionamento. Moradores do Campo d’Água poderão tomar a vacina na escola Severo de Andrade.

A Vigilância Epidemiológica do Município de Canoinhas esclarece que a possibilidade de vacinação em casa para idosos, neste momento, é somente aos acamados.

Se você tem 60 anos ou mais, é idoso e tem condições de ir a alguma unidade de saúde, vacine-se e proteja-se!

 

 

 

HOSPITAL SANTA CRUZ

Desde o dia 20, somente pacientes da UTI podem receber visitas.

O novo número de telefone do Hospital é o 3621-7300.

 

 

 

ALA COVID-19

Começou a funcionar a partir desde o dia 1.º de abril, a ala Covid-19 no Hospital Santa Cruz de Canoinhas que receberá pacientes dos municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.

 

 

GESTANTES

A partir do dia 1.º de abril, o Hospital Santa Cruz não vai atender gestantes. Mamães serão recebidas na maternidade de Três Barras. A equipe de obstetras e pediatras de Canoinhas estarão atendendo as gestantes na maternidade tresbarrense. Pacientes em situação de urgência e emergência, intercorrências clínicas, trabalho de parto devem procurar diretamente os serviços na cidade de Três Barras.

 

 

OUTRAS SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

Pacientes de Canoinhas em situações de urgência e emergência relacionadas à cirurgia geral devem procurar serviço na UPA-24h de Canoinhas. Após avaliação dos médicos plantonistas conforme classificação de risco, se necessário será acionado o sobreaviso de cirurgia geral que tomará as decisões quanto aos internamentos no HSCC ou Hospital de Major Vieira.

 

 

 

UPA 24h CANOINHAS

A Unidade de Pronto Atendimento 24h de Canoinhas (UPA 24h) continua em funcionamento para situações de Urgência e Emergência nas áreas de ortopedia, clínica médica, dentre outras e casos graves de insuficiência respiratória.

 

 

TIRE AS SUAS DÚVIDAS

Cada município dispõe de serviços por telefone para informações e orientações sobre covid-19. O telefone de Canoinhas é 3621-7758.

 

 

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social de Canoinhas informa que a partir do dia 1.º de abril, o atendimento ao público será alterado seguindo orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O atendimento será realizado somente na sede da secretaria, na rua 3 de maio, no período da manhã. Os Cras estarão fechados.

Haverá distribuição de senhas. As modificações seguem as orientações da CNM sobre as medidas emergenciais para prevenção do contágio do novo coronavírus no âmbito da política de Assistência Social.

O objetivo é centralizar os atendimentos à população em estado de vulnerabilidade social temporária para evitar aglomerações.

 

 


 

TRÊS BARRAS

AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE irão atender pacientes com problemas urgentes de saúde como: crises de pressão alta, diabetes descompensada, diarreia e vômitos intensos.  Não serão atendidos pacientes com quadros gripais nos postos de saúde. No momento não haverá atendimentos eletivos, tais como: mostra de exames, encaminhamentos, etc.

PESSOAS COM ESTADO GRIPAL (nariz escorrendo, febre, tosse e dor no corpo, mas sem dificuldade para respirar) devem ficar em casa, realizando medidas de conforto tais como: repouso, banhos, antitérmico, aumento da ingestão de água, alimentação saudável.  A orientação é ficar em isolamento domiciliar, sem sair de casa, sem receber visitas e seguindo as medidas de precaução.

 

NO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL (ANEXO AO HOSPITAL)

 ENTRADA DA FRENTE: serão atendidos os acidentados e pessoas com queixas de dor aguda: tipo dor no peito e abdominal intensos, e pacientes com sintomas que não caracterizam coronavírus;

– AS GESTANTES QUE NECESSITAREM DE AVALIAÇÃO OBSTÉTRICA deverão procurar a Maternidade do Hospital (prédio vermelho) e não o Pronto Atendimento Municipal e nem as unidades básicas de saúde;

– AS GESTANTES COM QUADROS GRIPAIS deverão ligar para a Maternidade e conversar com o médico plantonista para receberem orientações;

– AS CRIANÇAS seguem o mesmo fluxo dos adultos conforme mencionado nas informações anteriores.

 

CENTRO DE TRIAGEM

O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa que está funcionando desde o dia 21 de março, o Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal.

O espaço fica no Polo da Saúde (centro de fisioterapia), situado em frente ao Pronto Atendimento e Hospital Félix da Costa Gomes, no Km 02.

O serviço é 24 horas e visa atender pessoas com quadros gripais, especialmente, aquelas que apresentam dificuldades respiratórias.

 

 

QUANTO ÀS VISITAS NO HOSPITAL DE TRÊS BARRAS

Somente um horário de visitas aos pacientes internados no Hospital Félix da Costa Gomes: das 15h às 16 h.

Fica permitida a entrada de apenas um visitante por paciente. Quem já conta com acompanhante não pode receber visitas.

Estão temporariamente suspensas as visitas à Maternidade.

A troca de acompanhante será feita somente em dois horários: às 07h e às 19 h.

 

 

VACINAÇÃO DA GRIPE

Em Três Barras, a vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde da cidade e interior, no período das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para evitar aglomerações, um profissional de saúde organizará o fluxo de atendimento assim que as pessoas chegarem para se vacinar.

A pessoa acamada ou com dificuldades de locomoção será vacinada em seu próprio domicílio. Para isso, basta ligar para a unidade básica de saúde de referência e fazer o agendamento.

Trabalhadores da saúde serão vacinados no Hospital Félix da Costa Gomes e também no Pronto Atendimento Municipal.

 


 

BELA VISTA DO TOLDO

 

ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE SOMENTE PARA CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: nos casos em que o paciente apresentar febre acima de 38 graus, falta de ar com esforço respiratório, dor no peito, queimaduras, cortes profundos, AVC, desmaio ou dor intensa.

 

 

 

Renovação de receitas deverão ser solicitadas aos agentes de saúde da área onde o munícipe mora ou através de agendamento pelo telefone da Unidade de Saúde Central, que é o 3629-0066.

 

 

 

A Secretaria de Saúde reforça que não é o momento de procurar as unidades de saúde para exames e consultas de rotina.

 

 

Consultas e exames eletivos em outros municípios estão todos suspensos.

 

 

 

Reagendamentos serão comunicados através dos agentes de saúde e telefone, com exceção dos exames e tratamentos oncológicos que continuam normalmente.

 

DÚVIDAS SOBRE O COVID-19

 

 


 

MAJOR VIEIRA

 

RECOMENDAÇÕES: Os atendimentos no Posto de Saúde Central, estão sendo organizados na porta de entrada da Unidade de Saúde. Os pacientes serão liberados por vez, sem acompanhantes.

 

 

Os atendimentos agendados no Posto de Saúde Central estão cancelados. Será realizada triagem na porta de entrada e serão atendidos somente os casos prioritários.

 

 

A sala de vacina foi transferida para o quartel do Corpo de Bombeiros Militar e a Campanha da gripe será organizada por grupos de atendimentos, de forma que evite aglomerações nas sala de vacina. Serão divulgados os grupos e locais onde ocorrerá a vacinação.

 

 

Os agentes de saúde continuarão a realizar as visitas aos grupos prioritários, porém, no portão ou varanda das casas.

 

 

DISQUE SAÚDE MAJOR VIEIRA

Whatsapp 9 9981-3262

 

 

 

HOSPITAL SÃO LUCAS

 

 


IRINEÓPOLIS

 

RECOMENDAÇÕES: Se você retornou de viagem recentemente, permaneça em casa pelos próximos 14 dias e fique atento aos possíveis sintomas. Em caso de febre acima de 37.8 ºC, tosse ou dificuldade para respirar, entre em contato (por telefone) com a Secretaria de Saúde de Irineópolis.

 

 

Cidadãos que apresentarem sintomas de Coronavírus (Covid-19) devem entrar em contato por telefone para receberem orientações e solicitarem atendimento das equipes de Saúde de Irineópolis.

 

 

Os principais sintomas são febre alta, tosse e dificuldade para respirar, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) alguns pacientes também podem ter dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia.

 

 

 

Para não haver aglomeração de pessoas nos postos do centro, do interior e no Hospital Bom Jesus, a secretaria de saúde orienta que os cidadãos entrem em contato por telefone para esclarecerem as dúvidas e receberem a atenção dos profissionais de saúde.

 

 

 

ESF Centro I – 3625 1592
ESF Centro II/ Hospital – 3625 1122
ESF São Pascoal – 3032 0754
ESF Rio Branco- 3305 9211
ESF Serrinha 3032 0752

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Irineópolis comunica que estão suspensos os horários de visita aos pacientes internados no Hospital Bom Jesus. A medida é necessária para evitar aglomerações e prevenir casos de Coronavírus (Covid-19) em Irineópolis. A busca pelos serviços de plantão do hospital deve acontecer apenas em casos de urgência. Para esclarecer dúvidas e receber orientações sobre sintomas e procedimentos, basta ligar para 3625 1122.

 

 

 

 

A Prefeitura de Irineópolis também criou uma página especial para tirar dúvidas sobre o coronavírus. Acesse www.irineopolis.sc.gov.br e clique no banner Coronavírus/Covid-19, para acessar para o conteúdo.

 

 

VACINAÇÃO DA GRIPE EM IRINEÓPOLIS

Em Irineópolis, para evitar deslocamento e aglomerações, a equipe da secretaria de saúde do município irá até a casa daqueles que integram o grupo prioritário para realizar a vacinação.

Na primeira etapa da campanha devem ser imunizados os acamados com mais de 60 anos, idosos com comorbidades e profissionais da saúde. Os demais cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos também receberão a visita da equipe responsável pela vacinação. “Pedimos a todos que não saiam de casa. Os profissionais, devidamente identificados, irão até as residências para imunizar a população”, explica a secretária de saúde, Giseli Kempinski.

 


 

 

POLÍCIA MILITAR

 

Ligue 190 – em caso de urgências e denúncias

Você sabia que é possível acionar a Polícia Militar através do Aplicativo PMSC Cidadão? Nesse período, os telefones de emergência da PMSC estão congestionados e, através do aplicativo, seu atendimento será mais rápido!

Baixe o aplicativo nas seguintes lojas virtuais:

Sistema IOS

Sistema Android

 

 


 

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Solicite o Corpo de Bombeiros através do 193, somente em casos de emergência.





Deixe seu comentário: