quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Setor de serviços de SC cresce 4,2% em março; turismo também desponta

Últimas Notícias

Volume das atividades turísticas avançou 11,8%, melhor resultado em 12 locais pesquisados pelo IBGE

- Ads -

Depois de recuos no volume de serviços nos dois primeiros meses do ano, Santa Catarina teve em março crescimento de 4,2% do setor. Foi o sexto melhor indicador entre as 27 UFs, e em termos de impacto positivo, que considera a participação no todo nacional, o quarto melhor.

Nacionalmente, o setor de serviços avançou 1,7% em março. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, publicada nesta quinta-feira, 12.

O volume de serviços catarinense vem oscilando – apresentou dois avanços que somaram em torno de 7% nos dois últimos meses de 2021 e variação negativa acumulada equivalente nos dois meses seguintes. De todo modo, há um nítido avanço nos últimos dois anos, e o setor de serviços do estado se encontra 15,2% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Setor de serviços em SC (em azul) cresceu acima do nacional (em laranja) no mês de março

O resultado catarinense no primeiro trimestre de 2022, mesmo oscilante, supera em 4,4% o do primeiro trimestre de 2021, época de agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Nesse recorte, o destaque é o Serviços prestados às famílias, atividade com volume 22,9% maior nos três primeiros meses deste ano que nos do ano passado. Outras três atividades – Serviços de informação e comunicação; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; Outros serviços – também apresentaram indicadores positivos nessa comparação.

A atividade Serviços profissionais, administrativos e complementares foi a única, em Santa Catarina, com resultado negativo no acumulado até março (-18,9%).


Turismo avança quase 12% no estado em março, melhor resultado nacional

A PMS investiga ainda, em 12 das 27 Unidades da Federação, as atividades turísticas. Todos os 12 locais pesquisados cresceram em março, na comparação com fevereiro, e o melhor resultado foi o de Santa Catarina, com um avanço de 11,8% no volume de turismo no mês.

Em termos de contribuição para o índice nacional (que avançou 4,5% em março), São Paulo, Bahia e Santa Catarina deram, nesta ordem, as maiores contribuições.

No primeiro trimestre de 2022 o volume das atividades turísticas foi 35,3% superior ao do primeiro trimestre do ano passado. No contraste entre março deste ano e março de 2021, um dos piores meses da pandemia, a diferença se mostra ainda maior – o volume de atividades turísticas em Santa Catarina foram agora 82,0% maiores do que haviam sido então.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?