quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Sesc realiza Projeto Envolva-se para capacitar a empreender de forma sustentável e criativa

Últimas Notícias

Projeto ocorrerá de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams

- Ads -

Neste ano, o Sesc retoma a realização do projeto Envolva-se, ampliando o atendimento em cinco cidades: Florianópolis, Lages, Brusque, Canoinhas e Joinville. Devido à pandemia, o projeto ocorrerá de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams. Será realizado um curso on-line (síncrono) para artesãos, artesãs, costureiras, culinaristas e demais pessoas com interesse em empreender de forma mais sustentável, criativa e colaborativa. O curso é gratuito e tem a duração de quatro meses, com um total de 15 encontros, de agosto a novembro, sempre nas segundas-feiras, no período matutino.

A metodologia do projeto foi estruturada pelo Sesc-SC, com base nas iniciativas do Envolva-se do Sesc Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com o objetivo de capacitar os participantes para empreenderem de forma mais sustentável, colaborativa e criativa, aprimorando seus produtos e serviços.


Nas aulas, serão trabalhadas três temáticas principais:

1) Sustentabilidade Ambiental
2) Design sustentável e Imagem de Produto
3) Empreendedorismo

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de agosto de 2021 e as vagas são limitadas.

Para participar da seleção você precisa:

1) Preencher e enviar o formulário de cadastro https://forms.office.com/r/Cv76G80pQu

2) Participar da Palestra de Apresentação do projeto no dia 23/08 (enviaremos o link de acesso após preencherem este formulário).

Caso tenham mais inscritos que o número de vagas disponíveis, o Sesc-SC fará a seleção com base no perfil dos inscritos.

A atuação do projeto Envolva-se segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • Redução das Desigualdades
  • Consumo e Produção Responsáveis

O curso será ministrado pelas assessoras contratadas para o projeto Carina Zagonel, empreendedora e artista do Atelier de Ideias há 20 anos, idealizadora do movimento social Armário Coletivo; e Patrícia Deporte de Andrade, designer, professora e empreendedora social à frente do Duna.lab.

Para Carina Zagonel, o Envolva-se propicia a conexão entre mulheres, mães e costureiras que são muito habilidosas e que sozinhas não conseguem ter visibilidade, vender e se sustentar do seu produto. “Geralmente, elas costumam trabalhar sozinhas, essa solidão traz muita insegurança quanto ao produto, embalagem, técnicas e até nas vendas, com dúvidas sobre qual valor colocar, por exemplo. Esse público lida com matéria-prima têxtil e está acostumado a comprar os produtos e materiais, o que encarece o resultado final. O que queremos é mostrar outros caminhos de acesso. Já sabemos que temos muito resíduo e materiais que podem ser reutilizados. Também abordamos a importância das mídias sociais, pois algumas pessoas ainda têm dificuldades em se expor e escolher fotos para divulgar o seu trabalho”.

A assessora Patrícia Deporte de Andrade acredita que o projeto tem um potencial enorme de criar novas formas de pensar e criar negócios que tenham uma harmonia com o meio ambiente. “Promover a discussão acerca da sustentabilidade, do design e do empreendedorismo dá a oportunidade a artesãos, costureiros, empreendedores criativos de modo geral uma nova visão de negócios, possibilitando que os mesmos gerem produtos com mais qualidade, com valor agregado e acima de tudo, produtos que prezam por uma harmonia com o meio ambiente. Como designer, vejo um valor inestimável em iniciativas como essa, pois precisamos repensar a nossa forma de consumo e de produção da nossa cultura material. Portanto, essa iniciativa é incrível e desejo que se espalhe cada vez mais”.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?