sexta-feira, 1

de

julho

de

2022

ACESSE NO 

Segurança na internet: saiba como se proteger

Últimas Notícias

- Ads -

Todos os dias criminosos estão criando novas estratégias e golpes

Com o aumento dos usuários navegando na internet, a segurança digital deveria ser a maior preocupação diária de quem está o tempo todo conectado.


Todos os dias, criminosos estão criando novas estratégias e golpes para roubar os dados dos usuários e principalmente das empresas, para chantagear suas vítimas e conseguir seu dinheiro ou informações valiosas.


A internet está em constante evolução, consequentemente, as ameaças cibernéticas crescem no mesmo ritmo e podem chegar até você, através de um simples e-mail ou um link suspeito no Whatsapp


Dessa forma, vamos explicar alguns conceitos básicos para você prestar mais atenção durante a sua próxima navegação na internet.

SEGURANÇA DIGITAL É COISA SÉRIA! 


Primeiramente, vamos definir um conceito para segurança digital. É uma área da Tecnologia da Informação que consiste em proteger sistemas, softwares, redes e dados das ameaças cibernéticas.


Logo, podemos perceber que essa área é responsável por bloquear e parar qualquer possibilidade de invasão, ou qualquer interceptação de informações que ocorre entre os servidores e provedores.


Por certo, a maior parte desse processo é prevenir e encontrar possíveis falhas de vulnerabilidade dos sistemas. Dessa forma, dificultando a vida dos cibercriminosos que se beneficiam de qualquer falha.


Nesse sentido, a maioria dos gestores está investindo em uma forte segurança digital, para proteger nossos dados e a integridade da empresa.


COMO EU POSSO NAVEGAR COM MAIS SEGURANÇA NA INTERNET?


Certamente você já sabe um pouco mais sobre segurança digital. Segue essas excelentes dicas para se proteger na internet.

1) VERIFICAR A HONESTIDADE DO SITE

Quando você acessar uma página suspeita, verifique se antes do WWW aparece a sigla HTTPS (HTTPS é uma camada de proteção que ocorre quando é feito uma requisição do seu computador ao servidor. Os seus dados são enviados criptografados).  Essa sigla não garante 100% da sua segurança, porque muitos sites conseguem incluir em seus domínios e se passarem por legítimos.

Outra forma de verificar se a página que você está é segura, é procurar se esse site possui um certificado conhecido como SSL(Secure Sockets Layer). Os dados são transferidos com segurança e protegidos de acessos por fora do sistema.

2) PROCURAR SABER SOBRE A REPUTAÇÃO DO SITE


É muito importante saber o que estão falando do site que você está querendo acessar ou realizar uma compra. Uma maneira simples de consultar a fama de uma determinada empresa é entrar nesse link e buscar pelo nome ou produto. Esse site vai listar todas as reclamações e se foram solucionadas.


Além disso, você pode pesquisar pelo nome da empresa no Google e procurar informações que podem te ajudar a identificar a honestidade do site. Portanto, se a empresa ou site que você está procurando não tem nenhum perfil cadastrado no Google ou em qualquer outra plataforma, você pode perguntar para familiares ou amigos próximos.


3) FICAR ATENTO AOS LINKS


Sempre que você for acessar ou baixar algum arquivo, procure diretamente em sites e lojas oficiais. Desse modo, evite baixar arquivos de sites desconhecidos, sendo assim, diminuindo o risco de fazer um download indesejado que pode infectar o seu dispositivo com algum vírus ou malware.


4) SENHAS FORTES E EXCLUSIVAS

Suas informações mais importantes são armazenadas em servidores online. Por causa disso, uma boa senha é extremamente importante hoje em dia. Mas como fazer?

– Criar uma senha possível de memorizar, evitando marcar em planilhas;

– Preferência de senha por uma associação de palavras;

– Alterar a senha com frequência;

– Evite datas comemorativas;

– Evite palavras soltas, sempre usar frases;

– Quanto mais diferente for a sua ideia de associação de palavras, mais segura será a sua senha.

A sua senha é a primeira camada de defesa contra um possível ataque cibernético. Ela funciona para validar que o usuário é ele mesmo.

Depois dessa breve postagem, certamente você está mais informado sobre segurança digital.

Quer ler mais artigos como esse? Acesse esse Link

Escrito por: Tiago de Lima Schermack
Desenvolvedor Web – Studio Silver