Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas oferece práticas integrativas


Moisés Gonçalves

Espaço foi inaugurado na Unidade de Saúde do Campo d’Água Verde

 

 

Inaugurou nesta quinta-feira, 11, na Unidade de Saúde do Campo d’Água Verde, espaço para Práticas Integrativas e Complementares. O uso das Práticas Integrativas e Complementares revela uma nova opção de cuidado disponível aos usuários do Sistema Único de Saúde em Canoinhas buscando o cuidado integral da pessoa e a prevenção de doenças.


 

 

“As Práticas Integrativas e Complementares são tratamentos alternativos onde nós utilizamos técnicas terapêuticas naturais para auxiliar no tratamento de doenças, mas não só na questão da doença, mas na prevenção e manutenção da saúde dos nossos pacientes de forma a vê-los de maneira integral”, explica a terapeuta Danille Ennes.

 

 

Além de oferecer as terapias aos usuários, os profissionais da saúde do Governo do Município de Canoinhas também serão beneficiados por meio do projeto piloto “Cuidando de quem cuida”. O objetivo é a diminuição do estresse laboral, melhorando assim a qualidade de vida e a saúde.

 

 

A agente de saúde Fabiana Juceli Schneider Brozoski estreou o ambiente nesta quinta. Ela deu à luz há 29 dias ao pequeno Emanuel. “É meu primeiro filho e a gente não tem muita noção de como é, então por isso é importante ter o apoio da Secretaria de Saúde nestes momentos difíceis da vida”.

 

 

Mais de 10 terapias serão oferecidas no Campo, entre elas, reiki, auriculoterapia e arte terapia. Além de servidores efetivos que têm capacitação nesta área, o projeto contra com o apoio de voluntários. O encaminhamento a estas terapias será feito pela equipe médica e de enfermagem. Pacientes que participam de grupos também serão beneficiados.



 

 

Secretária interina de Saúde, Alexandra Iglikowski comenta que a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas vem implantando essas terapias por meio da sensibilização e capacitação, bem como incentivando seus profissionais em diversos serviços da rede. “E assim surgiu a ideia da equipe de saúde do bairro Campo D’ Água Verde em criar um espaço adequado para o desenvolvimento destas práticas, bem como, buscar parcerias”.

 

 

Alexandra destaca que existem outras formas de cuidar e se tratar, além da medicina tradicional, do tratamento medicamentoso: “as Práticas Integrativas Complementares podem auxiliar muito na cura, visto que podem desenvolver no usuário o autoconhecimento e o autocuidado, além de tratar o indivíduo por inteiro, incentivando a busca pelo equilíbrio do corpo e mente”.

 

 

Prefeito Beto Passos e o vice Renato Pike participaram do ato de inauguração da sala. Passos enalteceu o trabalho desenvolvido na UBS do Campo. “Vocês vão fazer ainda mais diferença na vida dos pacientes complementando de forma especial a medicina tradicional”, destacou o prefeito.

 

 

Vice-prefeito Renato Pike também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas equipes e pediu para que continuassem prestando bom atendimento: “este novo tratamento vem a somar com o que vocês já fazem. Tenho certeza que continuarão fazendo a diferença na vida das pessoas”.





Deixe seu comentário: