domingo, 22

de

maio

de

2022

ACESSE NO 

SBO, 100 anos: conheça a história da Sociedade

Últimas Notícias

- Ads -

Jantar com os sócios mais antigos marcou o centenário

A Sociedade Beneficente Operário (SBO) completou 100 anos de fundação no dia 9 de abril. Um jantar na sede campestre na segunda-feira, 11, contou com a presença de antigos sócios e sócias.

Guerda Loeffler, aos 98 anos, é a sócia remida mais antiga. Os sócios remidos são aqueles que contribuíram durante 35 anos e depois disso ficam isentos da mensalidade. A viúva do cervejeiro canoinhense guarda uma incrível memória e faz aniversário junto com a SBO.

Criada com o objetivo de garantir dignidade aos operários, principalmente com auxílio saúde e funeral, a Sociedade surgiu num momento onde nem se falava em direitos trabalhistas. Sua primeira sede era um barracão de madeira pertencente a firma Fuck e Reinherdt. Somente em 1933 a SBO conseguiu adquirir a sua sede própria, o Cine Teatro 15 de novembro, destruído em um incêndio no ano de 1952.

Somente em 1963 foi inaugurado o prédio que ainda está em pé em frente à praça Lauro Müller no centro de Canoinhas.

OS FUNDADORES

Os fundadores da SBO eram cinco descendentes de alemães. Carlos Stange, Frederico Quant, Francisco Fuck, Otto Hoffmann e Jacó Fuck criaram a SBO partindo do princípio de se organizar em uma sociedade que abrangeria carpinteiros, marceneiros, ferreiros, oleiros, sapateiros e demais, em núcleos setoriais como acontece na Alemanha.

BOLÃO, TIRO E DANÇA

Todas as culturas têm seus costumes e tradições. Os imigrantes de alemães que chegavam a Canoinhas, vindos de Serra Baixa na década de 1920, sentiam falta de um local destinado para suas atividades como o bolão, o tiro e a dança. Não demorou muito para a Sociedade formar seus times de bolão e as festas do tiro se tornaram tradição.

Os bailes que aconteciam na sede da Sociedade eram controlados pelos chamados supervisores, homens altos e fortes que impediam os casais de dançar muito próximos, além de apartar as evetuais brigas.

Os times de bolão ainda existem e no corredor que dá acesso a cancha de bolão da SBO armários repletos de troféus conquistados pelos times masculinos, femininos e mistos são guardados.

Atualmente a SBO possui 130 associados e arrecada recursos do aluguel de parte do seu espaço.