Saúde de Canoinhas esclarece sobre divergência de resultado de exames


Reprodução

Na tarde desta segunda-feira, 22, circulou pelas redes sociais exames de uma dentista com resultados diferentes

 

 

 

Conforme a nota técnica 02/2020 da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Secretaria de Saúde de Canoinhas explicou que a coleta para realização e detecção para covid-19 precisa ser realizada entre o terceiro e quinto dia dos sintomas (ou do desenvolvimento da doença, se assintomático). No máximo, no sétimo dia dos sintomas da doença. Após este período, não é possível detectar mais, pois a chamada curva viral desce.

 

 

 

Na tarde desta segunda-feira, 22, circulou pelas redes sociais exames de uma dentista com resultados diferentes. Sobre este exame em si a Secretaria de Saúde de Canoinhas esclareceu que, no caso dela, o primeiro exame realizado pela Genolab provavelmente foi coletado entre terceiro e sétimo dia, por isso resultado positivo.

 

 

 

O segundo exame foi coletado quatro dias depois no laboratório Labcenter, provavelmente após sétimo dia da evolução da doença.

 

 

 

O laboratório Genolab também reforça que não há discrepância de resultados. “A evolução natural do PCR é se tornar indetectado, com a passagem dos dias. O momento de coleta do PCR, (casos sintomáticos) é entre o terceiro ao oitavo dia de sintomas. Fazendo após este período, o PCR (normalmente) será negativo”.

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o Município não recebe recurso “por caso confirmado”. Canoinhas recebe recurso por leito disponibilizado para internamentos de pessoas com covid-19 e este recurso é repassado ao Hospital Santa Cruz em sua totalidade. A Secretaria de Saúde também recebeu recurso limitado para combater a covid-19 na atenção básica. O Governo de Canoinhas explicou ainda que todos os gastos do combate a covid estão disponíveis no site da prefeitura.

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde lembrou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves transmitem coronavírus e por isso a necessidade de se manter o isolamento social quando há confirmação por exame.

 





Deixe seu comentário: