quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Santa Catarina tem 10 candidatos ao Senado

Últimas Notícias

Convenções foram encerradas nesta sexta-feira, 5

- Ads -

Encerradas as convenções partidárias nesta sexta-feira, 5, os partidos políticos de Santa Catarina indicaram 10 nomes para disputar a única vaga disponível ao Senado Federal para o Estado nas eleições de 2 de outubro.

Dário Berger (PSB) encerra seu mandato de oito anos em dezembro e será candidato a reeleição na chapa do PT, liderada por Décio Lima, candidato a governador.

Veja quem são os demais candidatos:

Afrânio Boppré (Psol)

Afrânio Broppré/Divulgação

Iniciou a militância política na época que era estudante universitário, presidindo o Centro Acadêmico Livre de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Economia e Pós-Graduado em Geografia, pela mesma instituição superior. 



Caroline Santana (PCO)

Caroline Santana (PCO) — Foto: COTV/Reprodução

Caroline Sant’ Anna mora em Blumenau, no Vale do Itajaí, é professora de ensino infantil e mãe de dois filhos.


Integra o coletivo de mulheres Rosa Luxemburgo, do PCO. Foi indicada pelo partido à eleição e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.

Celso Maldaner (MDB)

Celso Maldaner/Arquivo

Celso Maldaner, de 68 anos, é economista e empresário. Atualmente, ocupa cadeira de deputado federal, sendo o segundo mandato consecutivo. Também foi prefeito de Maravilha, no oeste catarinense, por três mandatos, sendo o mais recente entre 2001 e 2005. Desde 2007, atua na Câmara, em Brasília.

Dividiu a carreira entre cargos políticos e atuação empresarial. É filiado ao MDB desde 1980 e foi presidente da legenda no estado no biênio 2019-2020.




Dário Berger (PSB)

Senador Dario Berger/Divulgação

Formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC), graduou-se em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em recursos humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi vereador e em 1996 elegeu-se prefeito da cidade de São José.

Presidiu a Associação dos Prefeitos do PFL no biênio 1997-1998. Em 2000 foi reeleito prefeito de São José.

Em 2003, transferiu seu título eleitoral para Florianópolis. No pleito de outubro de 2004 foi eleito em segundo turno prefeito da capital catarinense, sendo reeleito em 2008. Em 2014 foi eleito senador.



Gilmar Salgado (PSTU)

Gilmar Salgado/Reprodução/RBS TV

Gilmar Salgado, de 61 anos, é natural de Maravilha, no Oeste catarinense, e é servidor público estadual. É graduado em gestão ambiental e concorreu em várias eleições desde a década de 1990 para cargos como vereador, prefeito de Florianópolis e governador do estado. Não obteve êxito em nenhuma delas.

Foi filiado ao PT no fim da década de 1980 e participou em 1994 da criação do PSTU. Também foi diretor da Central Única dos Trabalhadores no estado (CUT-SC).



Hilda Deola (PDT)

Hilda Deola/Divulgação

Hilda Deola, de 57 anos, é professora e atualmente ocupa cadeira na Câmara de Vereadores de Itajaí, no litoral Norte. Foi a primeira vez que concorreu ao cargo. Antes, já havia atuado no poder público como diretora da Fundação Cultural de Itajaí e como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Câmara Setorial de Música.

Natural de Brusque, também foi assessora parlamentar na Câmara Municipal e atuou por mais de uma década como funcionária efetiva da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).






Jorge Seif Júnior (PL)

Jorge Seiif Jr/Alan Santos/PR

Carioca radicado em Santa Catarina há mais de duas décadas, o ex-secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, de 45 anos, é o candidato ao Senado pelo PL de Santa Catarina. Administrador de empresas formado pela Universidade do Vale do Itajaí, Seif é empresário da pesca, com experiência que passa por todos os setores da empresa do pai.


Foi essa experiência profissional que fez o presidente Bolsonaro convidá-lo a ser o Secretário Nacional da Pesca.





Kennedy Nunes (PTB)

Kennedy Nunes/Rodolfo Espínola / Agência AL

Kennedy Nunes, de 52 anos, atualmente é deputado estadual por Santa Catarina, ocupando o 2º mandato. Também foi vereador por duas legislaturas em Joinville. Na cidade do Norte do estado também tentou por três vezes o cargo de prefeito, não obtendo êxito. Na década de 1990, atuou como Secretário de Desenvolvimento Comunitário do município.

Na vida profissional, é músico e chegou a rodar o Brasil em apresentações com seu grupo gospel. Também fez carreira como comunicador à frente de programas de TV.




Luiz Barboza Neto (Novo)

Luiz Barboza Neto/Redes sociais

Luiz Barboza Neto, de 62 anos, é médico oftalmologista e já foi candidato a deputado federal pelo NOVO, em 2018, e candidato a vice-prefeito de Florianópolis, em 2020. Não foi eleito em nenhuma das oportunidades. No ramo profissional, além de médico, tem participação em empresas da área da saúde, é escritor com livros lançados, esportista e músico.

É a primeira vez que concorre ao cargo de senador. Natural de Taquaritinga, interior de São Paulo, vive desde a década de 1980 em Florianópolis.





Raimundo Colombo (PSD)

Raimundo Colombo/Redes sociais

Empresário rural, natural de Lages (SC), nascido em 28 de fevereiro de 1955.​

Duas vezes governador de Santa Catarina, eleito em 2010 em primeiro turno com 1.815.304 votos, e reeleito em 2014, também em primeiro turno com 1.763.735 votos.

​Foi senador, deputado e três vezes prefeito de Lages, reeleito para o terceiro mandato com 70,34% dos votos válidos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?