sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Santa Catarina apresenta menor queda de qualidade de vida no país

Últimas Notícias

- Ads -

Indicador, apresentado de forma inédita pelo IBGE, refere-se ao biênio 2017-2018

- Ads -

Santa Catarina apresentou, no biênio 2017-2018, a menor perda de qualidade de vida entre todas as 27 Unidades da Federação, aponta o IBGE, que apresentou nesta sexta-feira, 26, pela primeira vez, um índice multidimensional para a perda de qualidade de vida (IPQV).

Também foi apresentado pelo instituto um segundo índice que mede o desempenho socioeconômico (IDS). Nesse caso, o desempenho catarinense foi o terceiro melhor do país, atrás dos verificados no Distrito Federal e no estado de São Paulo.

Os novos indicadores seguem recomendações da ONU e são calculados a partir de uma série de variáveis da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018.

Os valores do IPVQ vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. O indicador catarinense foi de 0,100, seguidos pelos de São Paulo, Paraná (ambos 0,113) e Rio Grande do Sul (0,127). O pior resultado foi o verificado no Maranhão (0,260). Nacionalmente, o IPVQ foi de 0,158.

São exemplos de indicadores utilizados no cálculo do IPQV pouco espaço no domicílio (dimensão Moradia), lixo não coletado (Serviços de utilidade pública), restrição à serviços de saúde (Saúde e alimentação), pessoa de 15 anos ou mais analfabeta (Educação).

O Índice de Desempenho Socioeconômico catarinense, por sua vez, foi de 6,828, ante 6,869 do paulista e 6,970 do apresentado pelo Distrito Federal. Nacionalmente, o índice foi de 6,201. Como no caso do outro índice, o Maranhão apresenta o pior desempenho entre as UFs (4,897).

Nesse caso, quanto maior o índice, melhor. Sua composição tem como referência de desenvolvimento socioeconômico a Renda Disponível Familiar per capita para o Brasil e para as UFs. O IDS indica a capacidade com que as famílias convertem essa renda em qualidade de vida.

São seis as dimensões analisadas para o IDS: moradia; educação; transporte e lazer; saúde e alimentação; serviços de utilidade pública; acesso a serviços financeiros e padrão de vida. A educação foi a dimensão que mais contribuiu para o IDS de Santa Catarina.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?